Curso de capacitação da Edhuca realiza formatura

10 de Julho de 2008

escolaqueprotege1.BMP As atividades do curso de capacitação em Educação para os Direitos Humanos e Cidadania do projeto EDHUCA: “A Escola que Protege” serão encerradas neste final de semana com uma solenidade de formatura. A cerimônia será realizada no sábado, 12 de julho, às 16h, no Salão de Atos da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas.

Antes da formatura, no sábado pela manhã, a partir das 9h, haverá a palestra de Dijacir Oliveira, consultor em Direitos Humanos da Comissão Geral de Direitos Humanos da Secad/MEC, doutor em Sociologia e professor da Universidade Federal de Goiás.

O curso foi realizado nos meses abril a julho de 2008. Originalmente, foram 290 inscritos. Ao todo, serão 130 formandos, que concluíram todas as etapas do curso e estarão capacitados para multiplicar a idéia de defesa dos direitos humanos, com foco enfrentamento da violência (em todas as suas formas), contra mulheres, crianças e adolescentes, através da educação. Como pré-requisito para a formatura, os alunos tiveram que apresentar um trabalho de conclusão de curso, que consistia em propor ou aplicar uma oficina pedagógica de direitos humanos.

Os 130 alunos formandos são educadores formais e informais de Pelotas e região. Há professores de instituições de ensino municipais, estaduais, federais e particulares, bem como representantes de grupos que lidam com direitos humanos e ONGs.

A solenidade contará com a presença dos formandos e seus familiares. Dentre as atividades previstas para a cerimônia estão a presença de autoridades da área de educação da região de Pelotas, a entrega dos atestados de conclusão de curso para os formandos, além de um discurso do orador da turma – Sandro Mesquista, representante da Central Única das Favelas – Pelotas.

A capacitação integra as ações do projeto de extensão EDHUCA: “A Escola que Protege”, realizado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em convênio com a Secretaria de Educação Continuada Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de formar cidadãos para a paz, para os direitos humanos e para a cidadania, procurando fazer com que a escola se torne um centro de identificação, prevenção e enfrentamento da violência (em todas as suas formas), contra mulheres, crianças e adolescentes.

Para mais informações, o atendimento na sala do projeto é feito de segunda a sexta, das 13h30 às 17h30, na Faculdade de Direito da UFPel, pelo telefone (53) 3225-1221, ramal 25, ou pelo e-mail edhuca@gmail.com.