UFPel presente no 3º Fórum Nacional de Museus

20 de Junho de 2008

O acadêmico do curso de Licenciatura em História e bolsista do Programa de Bolsas de Extensão e Cultura (Probec), Cristiano Gehrke, do Instituto de Ciências Humanas (ICH/UFPel), participará de 7 a 11 de julho, do 3° Fórum Nacional de Museus, no campus da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. O estudante apresentará o trabalho “A utilização da história oral como objeto expográfico”, aprovado em 6º lugar para apresentação no evento e que resulta do projeto desenvolvido no Museu Etnográfico da Colônia Maciel, tendo como orientador o professor Fábio Vergara Cerqueira, professor do Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural.
Evento paralelo ao 3° Encontro Nacional de Estudantes de Museologia- Enemu, ao Encontro Nacional de Professores Universitários de Museologia, ao 2º Encontro Ibero-Americano de Museus à Reunião preparatória para o 1º Seminário sobre Museus-casas e Memoriais de Presidentes da República;, e à Assembléia anual do ICOM Brasil, o Fórum tem como tema ‘Museus como agentes de mudança social e desenvolvimento’ e contará com ampla participação de alunos e professores da UFPel.
O evento é realizado pelo Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (DEMU/Iphan) e Associação Brasileira de Museologia (ABM).
A coordenadora do curso de Museologia da UFPel, professora Maria Letícia Mazzucchi Ferreira, atuará como painelista convidada pela organização do evento. Na oportunidade, serão apresentados outros trabalhos, por alunos do Instituto de Ciências Humanas, vinculados ao Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural e alunos do Bacharelado em Museologia. A participação desta comitiva representativa conta com o apoio da administração da UFPel, que viabilizou o transporte do grupo até a capital catarinense.