Assinado Convênio para a produção de saquê

20 de Junho de 2008

dscf65-7.JPG A UFPel, a Embrapa, a Prefeitura de Pelotas e a Prefeitura de Suzu, cidade-irmã de Pelotas no Japão, assinaram Convênio de Cooperação Técnica visando a produção de saquê na região de Pelotas. O ato foi realizado no começo da noite da quinta-feira(19), no Liceu, dentro da solenidade comemorativa ao centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Num primeiro momento, será avaliada a capacidade de produção de matéria-prima para saquê na região, para depois ser pensada a produção do tradicional vinho de arroz japonês.

Em sua fala no ato festivo, o reitor da UFPel, Cesar Borges, disse da satisfação em ter na Universidade tão importantes autoridades japonesas. Recordou que durante seu primeiro mandato na reitoria da UFPel iniciou projeto visando a instalação de uma fábrica de saquê na região, mas que depois não teve continuidade. “Este processo foi interrompido por oito anos. Por esta paralisação, peço desculpas aos senhores(dirigindo-se aos japoneses). Mas agora o trabalho seguirá, com os apoios da Faem, da Embrapa e da Prefeitura de Pelotas”, afirmou.

Borges, em seu discurso, informou à delegação japonesa, comandada pelo prefeito Masuhiro Izumiya, que no Casarão Oito da praça Coronel Pedro Coronel Pedro Osório, adquirido pela Universidade, haverá uma sala dedicada a exposições sobre Suzu e o Centenário da Imigração Japonesa. O Casarão deve ser inaugurado dentro de um ano. O reitor fez questão também de fazer um agradecimento público a Luiz Carlos Lessa Vinholes, que atuou na Embaixada Brasileira em Tóquio, pela sua participação fundamental no desenvolvimento do projeto do saquê e na vinda dos japoneses a Pelotas e à UFPel. Vinholes também se manifestou no ato, ressaltando os laços que unem brasileiros e japoneses.

O prefeito de Suzu, em sua fala, afirmou que é com alegria que recebe o compromisso de participar do projeto do saquê em Pelotas e que fará todo o esforço possível para que ele se concretize. Disse ainda que a sala que a UFPel instalará em seu Casarão será um elemento de intercâmbio entre as duas cidades. O prefeito de Pelotas, Fetter Júnior, saudou os visitantes e destacou o fortalecimento das relações entre as cidades.

Assinaram o Convênio de Cooperação, além de Borges e dos dois prefeitos, o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Waldyr Stumpf Júnior. O protocolo de intenções que aborda o projeto foi elaborado pelo professor Leonardo Nora, do Departamento de Ciência e Tecnologia(DCTA) de Alimentos da Faem. O objetivo geral é elaborar um conjunto de ações que viabilize a pesquisa para produção de saquê e também de arroz para saquê, em Pelotas e região.  No começo da tarde da quinta-feira, os japoneses visitaram os laboratórios do DCTA da Faem, no campus Capão do Leão, com o objetivo de conhecer o potencial das instalações na realização de análises das matérias-primas para a bebida.