Projeto Regional em Nutrição

13 de Junho de 2008

Graças à colaboração da Universidade de Carabobo, através da Faculdade de Ciências da Saúde, Centro de Investigação em Nutrição, de 9 a 13 de junho foi realizada em Valência, na Venezuela, a reunião para a formulação do Projeto Regional em Nutrição para o período de 2009 a 2011.

A reunião contou com a presença de potenciais parceiros de projeto de Cooperação Técnica, que são Argentina, Bolívia, Brasil, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Da parte da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) esteve presente Ziauddin Hyder, técnico oficial da Divisão de Saúde Humana. A reunião, também, contou com o apoio de Jacques Berger, Mauro Valência e Jose Antonio Lozada, consultores externos, que serviram como instrutores e facilitadores do evento.

O encontro foi realizado a pedido dos Estados-Membros, em razão de que a tecnologia nuclear e das técnicas isotópicas estáveis podem contribuir significativamente para a integração dos países da América Latina e Caribe, na busca de soluções para os problemas nutricionais e de doenças crônicas na infância e juventude, contribuindo para o fortalecimento de programas nacionais de saúde na região.

Na reunião foram apresentadas ferramentas para encontrar recursos adicionais, desenho dos projetos (metodologia do marco teórico) e foi discutida e formulada a proposta do projeto intitulado “Utilização de técnicas nucleares para enfrentar o duplo fardo da desnutrição na América Latina e Caribe”. Esta proposta será avaliada pelo secretariado e encaminhada para apresentação ao Conselho de Governadores, para apreciação, e potencial inclusão no Programa de Cooperação Técnica para o período de 2009 a 2011.