Fundação de Apoio Universitário comemora 27 anos

13 de Junho de 2008

fau-27anos01.jpgA Fundação de Apoio Universitário, entidade filantrópica que administra o Hospital Escola da UFPel, completou neste dia 10 seu 27º aniversário.
Criada em 1981 por um grupo de professores da Universidade Federal de Pelotas, a FAU é fruto do crescimento e consolidação do Sistema de Saúde da Universidade Federal de Pelotas. Com o propósito de qualificar os serviços em saúde na região sul do estado, surgiu com a responsabilidade de gerir as receitas e despesas provenientes do Sistema de Saúde da UFPel. Sem medir esforços, assumiu o desafio de oferecer um atendimento digno aos usuários do Sistema público, visto que a totalidade de suas vagas de internação, são destinadas a pacientes do Sistema Único de Saúde.
Para comemorar significativa data, o grupo de trabalho humanização do hospital promoveu uma confraternização entre UFPel, diretores, funcionários, pacientes e acompanhantes na manhã da última sexta-feira.
O Diretor Executivo da FAU, Luiz Vicente Borsa Aquino, agradeceu a todos os funcionários, Reitoria, colaboradores, ONG´s e bancos que apóiam a Fundação. “O trabalho em equipe é muito importante. Nunca tivemos tanto apoio de uma Reitoria como a da atual”.
Na ocasião o Reitor da UFPel, Prof. Antônio César Borges ressaltou a importância da FAU para a Universidade “O trabalho em conjunto com a FAU é essencial para que a Universidade cresça. Não podemos viver sem a Fundação e nem ela sem nós”. Ainda anunciou: “A FAU vai receber da Universidade materiais e equipamentos para melhorar ainda mais o atendimento e a qualidade de ensino.”
Foi cantado o tradicional parabéns e um bolo de 1200 fatias foi distribuído a todos os funcionários, pacientes e acompanhantes. Os funcionários Loirani Neves de Borba, Shirley Gonçalves e Ilson Jorge, funcionários com mais tempo de trabalho na Instituição, foram homenageados. Para Shirley, Técnica de Enfermagem do Servoço de Oncologia do HE, trabalhar na Fundação é maravilhoso: A FAU sempre me surpreende. Pode parecer rotineiro 24 anos chegando aqui todos os dias pra trabalhar, mas é maravilhoso, me faz muito bem, realmente é uma “FAUmília”.
Logo após o médico residente da Ginecologia e Obstetrícia Hebert Pereira Goulart e o estudante de Medicina Tobias Ludwig Nascimento encantaram e emocionaram a todos com uma apresentação de violão e saxofone.
A Presidente da Humanização, Tânia Brizola, salientou o fundamental apoio do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça que confeccionou o bolo e ao Banco Real que proporcionou a realização do evento.
A comemoração do aniversário, dentro do Programa de Humanização do Hospital, é muito importante para estreitar os laços entre a entidade, seus funcionários e a comunidade.
Desempenho
A FAU tem sido uma grande parceira da Universidade, gerenciando projetos de pesquisa e, principalmente, os serviços de saúde. Nesses 27 anos, a entidade passou por diversos momentos de dificuldades e crises, mas nunca deixou de prestar atendimento assistencial à comunidade de Pelotas e região.
Além da assistência à saúde a FAU promove também a prestação de serviços de ordem técnica, científica, cultural e de pesquisa. Em 2007, por exemplo, a Fundação deu suporte a 76 projetos de pesquisa da UFPel e recebeu 1.997 estagiários.
Os funcionários contratados pela fundação trabalham em condições dignas e com motivação para cada vez mais melhorar o serviço prestado à comunidade e a sua própria qualidade de vida. Periodicamente são desenvolvidas diversas atividades que visam estimular a auto-estima dos funcionários pelo reconhecimento de sua importância dentro da instituição.
Pode-se dizer que nesses 27 anos a FAU cresceu e hoje é uma instituição que valoriza a vida e a dignidade dos que trabalham e dos que se utilizam dos seus serviços.
A FAU se destaca por sua visão empreendedora, focada em novas idéias que reflitam em oportunidades de qualificar o atendimento a seus públicos em todas as áreas que atua, e ainda facilitar a implantação de novos serviços.
Esta maneira moderna de pensar sua Administração, aumenta de forma significativa às melhorias, não só, para todos que dependem de suas especialidades, como também para todos que compõem o seu amplo quadro de colaboradores.
O Hospital hoje, tanto em estrutura física, quanto em tecnologia e recursos humanos é uma das melhores instituições de saúde da região sul do estado e com um diferencial, é uma das únicas que atende internações exclusivamente pelo SUS.