Grupo da Geografia retorna de viagem

30 de Maio de 2008

Retornaram dia 26 de maio os professores, estudantes e demais participantes da viagem de estudos “Explorações Geográficas”, organizada pelo Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (Leur) do curso de Geografia. Os participantes estiveram nas cidades de Córdoba e Mendoza, na Argentina, e Santiago, Valparaíso e Viña del Mar, no Chile.

O grupo enfrentou problemas na travessia da Cordilheira dos Andes em virtude do mau tempo, pois, inesperadas nevascas e chuvas provocaram avalanches e desmoronamentos que impediram a travessia imediata já que provocaram o fechamento da fronteira entre Argentina e Chile em vários dias. O fato possibilitou ao grupo uma estadia maior na própria cordilheira, em local denominado de Puente del Inca, a cerca de 20 quilômetros da fronteira entre os dos países, a mais de 2.700 metros sobre o nível do mar.

Com temperaturas próximas ao zero e com muita neve acumulada, os integrantes do grupo aproveitaram o imprevisto para explorar algumas montanhas, fazendo pequenas escaladas e colhendo material de interesse para estudo, principalmente geológico. “Infelizmente o contratempo impediu as aulas previstas na Universidade do Chile e na Universidade Católica do Chile”, diz o professor Sidney Gonçalves Vieira, coordenador do grupo.O professor, em conversa com os colegas chilenos, tratou de manter a possibilidade de novos contatos e de recuperação das aulas perdidas. Conforme Vieira, uma das possibilidades é que os colegas façam as exposições previstas no próximo encontro de geógrafos latino-americanos, que ocorrerá em abril de 2009 em Montevidéu, Uruguai, onde o grupo do Leur pretende estar presente.

“De qualquer forma, a possibilidade de conhecer lugares e perceber as sensações diferentes provocadas pelo ambiente, além da leitura crítica que foi possível fazer das mais diversas paisagens e lugares conhecidos garantiu o sucesso da viagem”, observou o coordenador do grupo da UFPel. O professor Paulo Roberto Quintana Rodrigues, também coordenador do Leur, destacou a importância de dar continuidade a esse projeto de “Explorações Geográficas”, pois possibilita o estudo da Geografia de uma maneira concreta e interessante.

Agora, o Grupo de Estudos “Explorações Geográficas” do Leur já planeja as próximas expedições, na forma de projeto de extensão, que incluem roteiros como Ushuaia, no extremo sul do continente americano, e Machu Pichu, no Peru. Os interessados em participar dessas atividades, que incluirão grupos de discussão teórica, preparativos e organização do roteiro, podem entrar em contato com a coordenação do Laboratório pelo e-mail  leur@ufpel.tche.br .