Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Hospital-Escola propõe abordagem e prevenção ao tabagismo

27 de Maio de 2008

dsc097-9_-_1.jpg O Laboratório de Função Pulmonar do Hospital Escola UFPel/FAU está realizando de 26 a 31 de maio o projeto “Abordagem e Prevenção ao  Tabagismo”, marcando a semana que culmina com a data de 31 de Maio - Dia Mundial sem Tabaco.  Este projeto tem como objetivo levar orientações e informações sobre os males advindos da prática do tabagismo e quanto  aos  danos causados pela exposição passiva ao fumo.

            Será aplicado um questionário a 7.000 alunos da 5ª série do ensino fundamental ao 4° ano do ensino médio para levantar informações sobre o grau de conhecimento dos pré-adolescentes e adolescentes a respeito dos malefícios do tabagismo. Serão abordados alunos do Colégio Municipal Pelotense, Instituto Est. Educacional Assis Brasil, Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça e Colégio Santa Mônica. Além da aplicação do questionário, são realizadas palestras por médicos e psicólogos especialistas, apresentados e distribuídos materiais informativos, expostos um pulmão de um fumante e de um não-fumante e prestadas orientações sob o enfoque nutricional e oftalmológico relacionados ao tabagismo.

O projeto pretende conscientizar, sobretudo os adolescentes, em relação aos principais prejuízos aos quais estão expostos, quando se utilizam da prática do tabagismo e também incentivar o público participante a tornar-se multiplicador no combate ao tabagismo. No dia 31 de maio, que é marcado pela luta mundial no combate ao fumo, será realizada uma ação no calçadão da Sete de Setembro em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde.

            O projeto é de autoria da Enf. Bianca Neme Clasen,  da Psicóloga Maria Helena Conceição Silveira e do Téc.de Enfermagem Vitor Hugo Silva dos Santos, sob a coordenação da  Dra. Sílvia Macedo.

Seção: Notícias