Mestrado em Arquitetura e Urbanismo prorroga inscrições até 2 de junho

19 de Maio de 2008

O Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Prograu) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUurb/UFPel)  prorrogou até 2 de junho as inscrições para o Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, cujas atividades se iniciam no segundo semestre de 2008.

O objetivo do Programa é formar um profissional crítico e reflexivo capaz de propor e agir sobre o espaço construído, considerando a conservação e a valorização do patrimônio cultural, bem como a utilização racional dos recursos disponíveis e a proteção do ambiente natural. Busca-se também consolidar a inserção da FAUrb no âmbito regional e nacional, agregar a pluralidade dos temas, abordagens e interesses do campo disciplinar e propiciar as condições para o aperfeiçoamento e desenvolvimento da produção científica da arquitetura e do urbanismo.

Público-alvo

Arquitetos e urbanistas e portadores de diploma universitário em áreas afins à arquitetura e ao urbanismo cujos currículi vitae sejam relacionados com as áreas de conhecimento abrangidas pelo Curso de Mestrado.

Linhas de pesquisa

A pesquisa no Programa se organiza em duas linhas:

- Arquitetura, Patrimônio e Sistemas Urbanos: os temas congregados nessa linha de pesquisa têm como metas investigar a produção arquitetônica, a estrutura e a forma do espaço humanizado nas suas diversas escalas, as relações entre arquitetura e urbanismo e promover o conhecimento científico dos processos de permanência e mudança do ambiente construído. São enfatizados aspectos históricos, teóricos, compositivos, tipológicos e taxonômicos da produção arquitetônica, assim como aspectos endóge-nos da dimensão espacial, morfotipológicos, configuracionais, cognitivos, sócio-espaciais, sócio-ambientais da produção e da transformação espacial. As abordagens possuem interesses descritivos, analíticos, metodológicos, exploratórios, projetuais, operacionais, de desenho, de planejamento e de manejo e buscam oferecer elementos para elaboração e crítica de projetos e intervenções arquitetônicas e urbanas.

- Qualidade e Tecnologia do Ambiente Construído: esta linha tem como objetivo investigar a materialidade do ambiente construído, desde sua representação até sua concretização como obra edificada, abrangendo o projeto, a produção e a avaliação pós-ocupação. Tem sua ênfase nas questões de conforto ambiental (térmico, acústico e lumínico) eficiência energética, na economia e desempenho em novos materiais e técnicas e privilegia o ambiente em uso, revelando seu uso e apropriação, suas patologias, assim como sua necessária operação e gestão. As pesquisas possuem caráter teórico-prático, buscando o entendimento dos processos e dos agentes atuantes no projeto, representação e construção, bem como sobre as necessidades, o comportamento, e a satisfação dos usuários do ambiente construído, utilizando-se das atividades de pesquisa qualitativa e quantitativa, das práticas laboratoriais, de aferição e medições e de simulação e modelagem em espaço virtual.

Inscrições

As inscrições para o processo seletivo do mestrado estarão abertas até 2 de junho de 2008, das 8h às 11h30min e das 14h às 17h30min, na secretaria da FAUrb/ UFPel. Os candidatos que não puderem comparecer pessoalmente poderão se inscrever remetendo todos os documentos acompanhados do Requerimento de Inscrição via Correio (Sedex), desde que seja respeitada a data limite de postagem de 12 de maio de 2008. Não serão aceitas as inscrições postadas após essa data. O valor da inscrição é R$ 150,00. Outras informações: e-mail – prograu@ufpel.edu.br , telefone: (53)3284-5501; endereço: rua Benjamin Constant, 1359, Pelotas/RS, CEP. 96010 020.