Laboratório Íris promove mostra fotográfica na Semana de Extensão

15 de Maio de 2008

O ”Íris: laboratório de poéticas visuais”, projeto de extensão coordenado pelas professoras Eliane pardo(ESEF) e Denise Bussoletti(FAE) realizando até sexta-feira(16) mostra fotográfica intitulada “O Pulsar do tempo: um espectral teatro de reflexos”. A exposição faz parte das atividades da 1ª Semana de Ensino, Extensão e Cultura, organizada pela UFPel, onde o Íris esta lançando sua primeira produção.

A proposta do laboratório é de articular, imagem e poética, pela experimentação. O grupo de execução é composto de 15 alunos dos diferentes cursos da UFPel (Letras, História, Física, Matemática, Ciências Sociais e Artes). Trata-se de um conjunto de 30 fotografias do Frigorífico Anglo, antes do projeto de restauração, realizadas por um aluno do curso de História da UFPel, Gilberto Carvalho, que em seu trabalho tenta apreender parte da memória operária da cidade pelos fragmentos, ou seja, pela ruína evoca imagens poéticas de um passado que luta contra o esquecimento. Pela proposta estética da mostra, a linguagem fotográfica é inserida num espaço cênico, composto e proposto pelo grupo, onde o olhar é convidado a partilhar desse “teatro de reflexos do mundo”.

A realização da mostra se dará na sede do Chibarro, ponto de cultura do Minc, onde o laboratório encontra-se situado. O Chibarro localiza-se na praça Sete de Julho, nº 180 (Calçadão esquina Lobo da Costa).