Encontro UFPel/Udelar discute desenvolvimento da fronteira Brasil-Uruguai

29 de Abril de 2008

fronteira.jpg    A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidad de La República (Udelar/Uruguai), promovem em Pelotas, nesta terça e quarta-feira(29 e 30), Reunião Técnica sobre o Desenvolvimento sustentável da fronteira Brasil-Uruguai. O encontro, que se realiza no antigo Lyceu Rio-Grandense de Agronomia e Veterinária, conta com a participação de representantes de outras instituições, como Unipampa, Furg, Agência da Lagoa Mirim, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e secretarias municipais de Saúde das cidades da fronteira.

Na abertura, o reitor da UFPel, professor Cesar Borges, saudou os visitantes e fez uma abordagem sobre os objetivos do evento, bem como um relato das ações de intercâmbio empreendidas pela UFPel e Udelar. O painel inicial versou sobre “A problemática do meio-ambiente, saúde, ciência e tecnologia na fronteira brasileira”.

“O desenvolvimento sustentável na área da fronteira leste do Uruguai: as principais problemáticas globais (sócio-econômicas, ambientais e culturais)” será o tema do primeiro painel da tarde, seguido de debates e estruturação do Programa Marco Fronteira Brasil/Uruguai, com a elaboração de minuta de Convênio ou Carta de Intenções entre UFPel e Udelar para o Programa Desenvolvimento Sustentável da Fronteira Brasil-Uruguai.

Para o pró-reitor de Extensão da Udelar, Humberto Tommasino, que está chefiando a delegação de oito pessoas do vizinho país, o evento é um primeiro passo para a construção de projetos e propostas para o complexo tema que é a fronteira entre Brasil e Uruguai. Ele considerou que as questões sócio-econômicas envolvidas são significativas e que ganham importância maior levando em conta que a região registra uma depressão econômica e a presença de parcelas de populações pobres que merecem atenção. “É objetivo a melhoria da renda e da qualidade de vida destas pessoas”, frisou.

Na quarta-feira, às 9h, na Prefeitura Municipal de Jaguarão, o grupo elaborará o documento final da Reunião Técnica, culminando com a apresentação dos resultados do encontro às autoridades nacionais dos dois países, com a participação dos prefeitos e intendentes da região da fronteira Brasil-Uruguai.