Encontro Nacional de História Antiga na UFPel

29 de Abril de 2008

Começa domingo(4), e vai até a sexta-feira(9) no Instituto de Ciências Humanas(ICH) da UFPel, o VI Encontro Nacional de História Antiga - Arte, Poder e Sexualidade no Mundo Antigo, tendo como evento paralelo a IX Jornada de História Antiga de Pelotas. A realização é do Departamento de História e Antropologia do ICH e do GT Nacional de História Antiga da Associação Nacional de História (Anpuh), com o Apoio institucional do Instituto de Memória e Patrimônio (IMP) e da Secretaria Regional Sul da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SR-Sul/Sbec). O evento tem como coordenador geral o professor Fábio Vergara Cerqueira, diretor do ICH e coordenador nacional do GT de História Antiga da Anpuh.

Entre as atividades estão três conferências, uma delas teleconferência diretamente da Universidade de Heidelberg, Alemanha; cinco minicursos, cada um com total de 4horas e 30minutos; comunicações, com 60 trabalhos inscritos; sete mesas-redondas, com um total de 26 palestras; e painéis e banners, com 14 painéis inscritos.

O evento registrou cem trabalhos inscritos e terá oito palestrantes convidados. Serão 25 universidades representadas, sendo duas da Argentina e uma de Portugal.
            Entre as atividades paralelas estão mostra de filmes com temáticas relativas ao Mundo Antigo; teatro, no Theatro Sete de Abril, na quarta, dia 7, às 20h, com a peça As mil e uma noites, a cargo do Grupo de Teatro Universitário da Ulbra, de Canoas; a exposição virtual A Mesopotâmia antiga no Louvre, na terça, dia 6, às 18h; e o Banquete mesopotâmico, baseado em textos mesopotâmicos do séc. XX a.C., sendo as receitas reconstituídas e adaptadas pela assirióloga Katia Mariam Paim Pozzer, combinada à uma apresentação em power point e a uma encenação teatral. O banquete ocorrerá no restaurante Mariah’s, na rua Três de Maio, no dia 8, às 19h30min.

Dentre a programação, a organização do evento destaca a conferência e o minicurso com o epigrafista português da Universidade de Coimbra que ministrará a conferência de abertura e um minicurso sobre epigrafia romana.Todas as informações estão no site www.ufpel.edu.br/ich/enhant .