UFPel e Seap vão incentivar pesca e piscicultura na região

26 de Abril de 2008

ufpel-pesca01.jpg  A Universidade Federal de Pelotas e a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap) da Presidência da República firmaram um Protocolo de Intenções que possibilitará o desenvolvimento de ações e projetos conjuntos visando ao crescimento das atividades de piscicultura e de pesca na região. O acordo foi assinado em ato realizado no fim da tarde da sexta-feira(25), no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo(Faurb), pelo vice-reitor no exercício da Reitoria, Telmo Pagana Xavier, e pelo ministro da Seap, Altemir Gregolin.

Durante encontro que antecedeu à cerimônia de assinatura do protocolo, ocorrido no Lyceu Rio-Grandense, na tarde da sexta-feira, o ministro, que é formado em Medicina Veterinária na UFPel, em fevereiro de 1988, teve a chance de conversar com a administração da Universidade sobre os projetos da área elaborados na UFPel. Gregolin reuniu-se com o reitor em exercício, com o diretor da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim(ALM), Manoel Maia, e com o diretor do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça(CAVG), Hugo Stephan.

Na oportunidade, o ministro recebeu projetos como o Programa de Gestão e Conservação Pesqueira para a Região Brasileira da Lagoa Mirim, que após foi apresentado no ato realizado na Faurb pelo seu coordenador científico, o professor Ricardo Robaldo, e o de Promoção de Consumo de Pescado, da área de Educação Alimentar.

Ainda durante a reunião no Lyceu, o ministro e os dirigentes da UFPel conversaram sobre a idéia de instalar no CAVG um curso técnico de piscicultura, área que vem apresentando uma demanda crescente.

Largada

O ministro considerou que o protocolo assinado é apenas um documento inicial que visa à realização de ações de recuperação e preservação dos estoques das duas lagoas da região e aos desenvolvimentos das culturas e da pesca, com o foco da melhoria das condições de vida e de renda dos pescadores. “Esta região possui um conjunto de instituições, como universidades, prefeituras e órgãos de extensão, que apóia o setor, cria um clima favorável para o desenvolvimento do ramo e colabora na sua organização”, afirmou Gregolin.

O titular da Seap, que na conversa com os dirigentes da Universidade considerou a possibilidade de retornar a Pelotas em junho, quando visitaria o CAVG e a Barragem do Chasqueiro, prometeu analisar o projeto mostrado na cerimônia na Faurb, com vistas a apóia-lo. O Programa de Gestão e Conservação Pesqueira para a Região Brasileira da Lagoa Mirim, idéia construída com a participação dos pescadores e desenhada para atender suas demandas, envolve mais de 500 famílias que atuam na pesca artesanal na Lagoa Mirim e se configura num conjunto de sub-projetos e de ações em áreas como produção pesqueira,  fomento da piscicultura, cultivo intensivo e do estudo liminológico. O professor Maia é o coordenador geral do projeto. Os pesquisadores que atuam no trabalho são Sérgio Piedras, Juvêncio Luís Pouey, Luís André Sampaio, Edelti Faria Albertoni e Orlando Pereira Ramirez.

Parceria

Em sua manifestação durante a assinatura do protocolo de intenções, o vice-reitor da UFPel destacou a importância da parceria firmada. “Este setor da economia precisa ser desenvolvido na região. A cooperação que ocorre a partir de agora entre UFPel e Seap certamente proporcionará isto e trará muitos investimentos”, projetou Telmo Xavier. O reitor da Furg, João Carlos Cousin, esteve presente à assinatura do protocolo, bem como pró-reitores da UFPel, representantes das colônias de pescadores e autoridades vinculadas ao setor.