Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa em Aveia discute rumos do setor

1 de Abril de 2008

reuniao-aveia.jpg Tem prosseguimento até quinta-feira(3), no auditório da Faculdade de Eliseu Maciel (Faem/UFPel), a 28ª edição da Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia (RCBPA). A abertura do evento foi prestigiada pelo reitor Cesar Borges, pelo chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Valdir Stumpf Júnior, e pelo secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Lélio Robe.

Após a intervenção inicial do coordenador do evento, professor Fernando Carvalho, que fez uma breve avaliação das reuniões anuais da Comissão de Pesquisa em Aveia, deixando evidente a necessidade de aumentar o intercâmbio internacional nesse setor e o incremento do número de pesquisas, o reitor Cesar Borges falou sobre a importância do estímulo à ciência já no ensino de primeiro grau e o esforço da Universidade nesse sentido.

Sobre a necessidade de integração com instituições de outros países, especialmente na América Latina, o reitor destacou que a UFPel vem oferecendo cursos gratuitos de espanhol e inglês a estudantes carentes da instituição.

Maior evento sobre a cultura da aveia, em âmbito nacional, o encontro que se realiza na Faem está abordando diferentes aspectos, como melhoramento genético e biotecnologia, genética e entomologia, qualidade de grãos, produção de forragem, duplo propósito e cobertura de solo. Para falar sobre esses temas, estão presentes pesquisadores de renome nacional e internacional.

O evento, que conta com o apoio de órgãos como Fapergs, Capes/MEC, CNPq, Embrapa Clima Temperado, entre outras empresas e instituições, é desenvolvido em mesas-redondas e palestras e tem também a apresentação de trabalhos científicos na forma oral e de pôsteres, por pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, que concorrerão ao prêmio Jovem Pesquisador em Aveia nas duas modalidades.