Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Mapeamento inédito é tema de tese de doutorado

31 de Março de 2008

No último dia 18 de março, no Programa de Pós-Graduação em Agronomia da  Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem/UFPel), foi defendida pelo doutorando Cristiano Nunes dos Santos a Tese de Doutorado intitulada “El Niño, La Niña e a Erosividade das chuvas no estado do Rio Grande do Sul”.

A Banca Examinadora foi presidida pelo professor dr. José Carlos Lago (Departamento de Solos/Faem) e teve a participação dos examinadores doutores Silvio Steinmetz (Embrapa), professoras Cláudia Jacondino de Campos e Simone Vieira de Assis (Faculdade de Meteorologia), e professor Edgar Ricardo Schoffel (Depto de Fitotecnia/Faem). O comitê de orientação do doutorando foi constituído pelos docentes doutores Marta Elena Gonzalez Mendez, Rita de Cássia Fraga Damé e José Carlos Lago.

 A referida tese mapeou a capacidade das chuvas em provocar e acelerar o processo de erosão hídrica no estado do Rio Grande do Sul nas suas diferentes regiões agroecológicas e econômicas. Outro objetivo foi estudar e quantificar a influência dos fenômenos meteorológicos El Niño e La Niña na capacidade erosiva das chuvas. Este mapeamento é das mais importantes ferramentas para o planejamento das atividades conservacionistas das propriedades rurais. Através do seu conhecimento é possível detectar os períodos do ano onde os cuidados com o solo são mais necessários. Outro aspecto a salientar são as influências dos fenômenos El Niño e La Niña, que afetam significativamente a capacidade das chuvas em acelerar o processo de erosão agrícola.

Os resultados obtidos neste mapeamento estarão, em breve, à disposição dos técnicos envolvidos com a produção agrícola do estado através de um site especialmente desenvolvido - www.ufpel.edu.br/faem/erosividade, onde, de forma interativa, será possível obter, para qualquer local do estado gaúcho, a variação mensal dos índices que refletem o potencial erosivo das chuvas. Também será possível entrar em contato com os autores para o esclarecimento de dúvidas a respeito do tema.

Seção: Notícias