Geografia/UFPel representa o País no lançamento de encontro latino-americano

31 de Março de 2008

O professor Sidney Gonçalves Vieira, do Departamento de Geografia do Instituto de Ciências Humanas (ICH/UFPel), foi convidado para representar o Brasil na Conferência de Imprensa em que se fará o lançamento do 12º Encontro de Geógrafos Latino-americanos (Egal), na próxima quinta-feira(3), em Montevidéu, Uruguai.

O 12º Egal se realizará entre os dias 3 a 7 de abril do próximo ano – daí a realização do lançamento na mesma data, no ano que antecede o evento. O tema do encontro é “Caminhando em uma América Latina em Transformação”. A filosofia desses encontros é a de estimular o trabalho geográfico e a busca do debate científico do conjunto da Geografia latino-americana, com a participação de todas as tendências. Também apóia a pesquisa, o ensino e a extensão mediante acordos entre diferentes centros de ensino e institutos geográficos. Propõe desenvolver uma Geografia que leve em conta a perspectiva dos habitantes das Américas e seus principais problemas territoriais, ambientais, sociais e econômicos.

No 11º Egal, realizado em Bogotá, Colômbia, o professor Sidney participou ativamente da programação e apoiou a candidatura da sede para a realização do encontro em Montevidéu, apresentada pelo professor Álvaro Lopez Gallero, da Universidad de La República (Udelar). O mesmo docente uruguaio já havia participado do Seminário de Estudos Urbanos e Regionais, promovido pelo Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (Leur) em Pelotas, evidenciando assim uma estreita parceria e colaboração entre as duas instituições. Sidney Vieira salienta que sua participação fortalece ainda mais os laços de amizade e relacionamento acadêmico entre a UFPel e a Udelar.

Juntamente com o representante brasileiro, estarão presentes na Coletiva de Lançamento o coordenador do evento, professor Álvaro Lopez e o representante argentino, professor Pablo Ciccolela, da Universidad de Buenos Aires. “Fica clara a demonstração de admiração e respeito que nossa participação acadêmica tem merecido dos colegas latino-americanos, evidenciando o momento positivo pelo qual passa a produção geográfica de professores e estudantes de Geografia na UFPel”, explicou o professor Sidney.

Especialmente em colaboração com as universidades de Buenos Aires e Montevidéu, o docente da UFPel coordena um grupo de pesquisas que investiga o processo de formação territorial e urbana na região do rio da Prata, que inclui na programação o lançamento de um livro conjunto sobre o tema. Para aperfeiçoar os detalhes da pesquisa, em novembro, o Leur sediará um encontro internacional sobre Geografia Histórica. O projeto coordenado pelo Laboratório inclui o estudo da formação urbana dos municípios que integram a parte meridional do Rio Grande do Sul, em uma área que abrange a totalidade do município de Rio Grande, em sua origem. Assim, estão sendo investigados todos os municípios que se emanciparam de Rio Grande desde 1809 até 1889, como Pelotas, Piratini, Jaguarão, Arroio Grande, entre outros. O estudo procura evidenciar a relação existente entre a formação desses municípios e o processo de disputa entre as coroas de Portugal e Espanha na definição de seus territórios coloniais.

“Certamente que a participação brasileira e, sobretudo da UFPel no 12º Egal irá coroar os esforços que temos feito no sentido de ampliar a divulgação de nossos trabalhos”, concluiu Sidney.