Integrantes do LEUR-Geografia participam de evento internacional em São Paulo

13 de Março de 2008

A UFPel terá participação ativa no 2º Colóquio Internacional sobre Comércio e Cidade: uma Relação de Origem, a ser realizado de 17 a 19 de março, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP).

O professor Sidney Gonçalves Vieira, do Departamento de Geografia/UFPel, coordenador do Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (Leur), coordenará a sessão sobre Shopping Centers e Inserção Urbana, na manhã de terça-feira(18). Na quarta-feira, o acadêmico de Geografia e bolsista do Leur/CNPq, Victor Faria Schroder, apresenta a pesquisa “O urbanismo comercial como forma de requalificação urbana: o caso do centro de Pelotas: RS”. O trabalho é o resultado de um estudo conjunto do Leur com a Prefeitura Municipal de Pelotas, quando das análises para confecção do III Plano Diretor de Pelotas. O relatório demonstra a importância do comércio para a melhoria da qualidade da área central da cidade.

O professor Sidney destaca a importância da participação no evento em função da colaboração existente entre o Laboratório de Comércio da FAU/USP e o Laboratório de Estudos Urbanos da Geografia/UFPel. O Leur já realizou, em Pelotas, dois eventos semelhantes, destinados a discutir as características do comércio local, bem como aprofundando o debate teórico e metodológico sobre o tema com vistas a apresentar propostas de investimento na área de comércio e serviços. Atualmente, o Leur desenvolve uma pesquisa sobre a dinâmica locacional do comércio e serviços na zona norte do centro de Pelotas, contando com forte fundamentação de profissionais que estarão presentes no evento em São Paulo. “O estreitamento desses laços acadêmicos possibilita um crescimento para a UFPel e para a própria cidade, que se beneficia pela aplicação de conhecimentos debatidos em todo o mundo”, observa o professor.