Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Começam as obras do Shopping Anglo

13 de Março de 2008

view.JPG  Começam já nesta segunda-feira(17) as obras do Shopping Anglo, a ser erguido junto ao novo campus da UFPel, na área do antigo frigorífico, na região do porto de Pelotas. O lançamento comercial está previsto para o dia 29 de março. Os anúncios foram feitos durante ato realizado no Centro de Integração do Mercosul da UFPel, nesta quarta-feira(12), que contou com as presenças do reitor Cesar Borges, do prefeito de Pelotas, Fetter Júnior, e da presidente da Fundação Simon Bolívar, Lisarb Crespo.

Com o apoio de empresas com larga experiência no setor, uma equipe trabalha, desde o início de 2007, para dar forma final ao empreendimento e agregar parceiros. O projeto está concluído. A área está sendo transformada num canteiro de obras.A área em que se instala o Shopping será contígua às novas instalações da UFPel, que transfere para o Porto a Reitoria e várias de suas unidades acadêmicas que, na soma , mobilizam cerca de dez mil pessoas. “Trata-se, portanto, de um projeto compartilhado, o que garante para o histórico bairro uma expressiva âncora para sua revitalização”, afirmam os idealizadores do projeto. Conforme eles, a cidade reincorpora ao seu dia-a-dia uma área de forte inserção na memória coletiva e, ao mesmo tempo, ganha um empreendimento moderno e dentro dos melhores padrões do mercado nacional.

O projeto prevê a recuperação e adaptação de parte de uma estrutura de 44 mil metros quadrados erguida nos primeiros anos da década de 40. O Shopping terá uma área construída de 33 mil metros quadrados, mais de 150 lojas - âncoras, semi-âncoras e satélites, estacionamento para 2,2 mil carros e seis salas de cinema. Além da praça de alimentação, o projeto contempla ainda uma área de restaurantes situada em um píer, à beira do canal São Gonçalo.A iniciativa do projeto do Shopping é da Fundação Simon Bolivar, que montou a equipe e definiu os parceiros para o empreendimento. O primeiro a se agregar ao projeto foi a empresa Victor & Schellenberger (VS Planejadora e Administradora de Shoppings). Com sede no Rio de Janeiro, o grupo tem duas décadas de experiência no setor, atuando em todo o país e também no exterior. Além de planejar e acompanhar todas as etapas do projeto, a VS também é a responsável pela comercialização das lojas.

Contrato assinado no início de 2008 definiu os novos parceiros do Shopping e,com isto, a garantia do imediato lançamento comercial e início das obras. Liderando um consórcio de empresas, a Construtora Arce Ltda, de Curitiba, passa a integrar o projeto na condição de sócio investidor-incorporador. A construção do Shopping está a cargo da Construtora Arce Ltda, empresa com mais de 50 anos de atuação no setor da construção civil, com expressivas obras no setor comercial e industrial.

O Shopping terá:

Área construída de 33 mil m²

Área Bruta Locável de 26 mil m²

152 lojas

Estacionamento para 2,2 mil carros

Seis lojas âncoras

120 lojas Satélites

14 quiosques

Seis salas de cinemas (1,5 mil lugares)

Praça de Alimentação com 600 lugares

Supermercado

Academia de Ginástica

Centro Médico

Centro Bancário

Parque de diversões

Jogos Eletrônicos

Píer com quatro restaurantes à beira do Canal São Gonçalo.     

Seção: Notícias