Especialização em atenção psicossocial

12 de Março de 2008

Estarão abertas de 17 a 25 de março as inscrições para a seleção ao curso de especialização em atenção psicossocial no âmbito do Sistema Único de Saúde. O curso é uma realização da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da UFPel em parceria com a 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, curso de Psicologia da UCPel e Asedisa, com o apoio do Ministério da Saúde. É destinado a graduados nas áreas da saúde e afins. As inscrições poderão ser feitas na secretaria do pós-graduação da Enfermagem, das 14h às 17h, na rua 15 de novembro, 209. São 60 vagas.

Segundo a diretora da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da UFPel, Luciane Prado Kantorski, a viabilização do curso se deu a partir de uma conjunção de fatores. Em 2006 e 2007, a Faculdade coordenou um projeto de pesquisa de avaliação de Centros de Atenção Psicossocial(Caps) nos três estados do sul do Brasil, fazendo parte desta avaliação 32 municípios. Esta pesquisa, diz a diretora, conhecida como Capsul, foi apoiada financeiramente pelo CNPq e pelo Ministério da Saúde, recebendo mais de R$ 272 mil. O trabalho está em fase de fechamento de relatório e devolução para os órgãos de fomento e municípios estudados, dos resultados obtidos.

“O fato de ter desenvolvido esta pesquisa credenciou a Faculdade para submeter a proposta de especialização ao Ministério da Saúde”, afirmou a diretora.Em 2007, lembra a professora Luciane, numa audiência pública na Câmara de Vereadores de Pelotas para debater as questões de saúde mental do município, que contou com o representante do Ministério da Saúde, Francisco Cordeiro, foi levantada como uma demanda a necessidade de articulação com a Universidade para viabilizar o curso de especialização, dentro do processo de educação permanente, para os trabalhadores da rede de atenção em saúde mental.

“Este outro fato demarcou a necessidade da realização do curso e teve como desdobramento as articulações institucionais que a Faculdade de Enfermagem promoveu na 3ª Coordenadoria Regional de  Saúde, no curso de Psicologia da UCPel e na Asedisa, e o encaminhamento da proposta de Especialização em Atenção Psicossocial no âmbito do SUS”, recorda a diretora. A proposta foi aprovada pelo Ministério da Saúde e contará com o apoio financeiro no valor de R$ 160 mil.

Seleção

Deverão ser priorizados no processo seletivo os candidatos que estiverem vinculados aos Caps e/ou Atenção Básica ou à Estratégia da Saúde da Família (e demais serviços de saúde no âmbito do SUS com interfaces com a saúde mental) dos municípios da área de abrangência da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, que são Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande , Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Cristal, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santana da Boa Vista, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Turuçu.

O curso funcionará de abril a dezembro de 2008, de modo intensivo, com módulos quinzenais, ou seja, um final de semana as aulas serão na sexta-feira à noite e sábado todo o dia e no outro final de semana na sexta-feira todo o dia e no sábado pela manhã, alternadamente. Mais informações pelo fone (53) 32786475. O edital encontra-se na home page www.ufpel.edu.br/feo .