Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Núcleo de Teatro apresenta Work in Process: variações sobre um mesmo Hamlet

7 de Março de 2008

     Neste sábado, 8, às 22h, no Núcleo de Teatro Universitário (Andrade Neves, esquina com Lobo da Costa) será realizada mais uma sessão de “Variações sobre um mesmo Hamlet”, espetáculo em processo de montagem.O trabalho foi apresentado na sexta-feira passada para pessoas interessadas em contribuir com esse processo de montagem teatral que é realizado a partir de uma relação do texto “Hamlet” de Shakespeare com o texto “Hamlet-máquina” de Heiner Muller. No elenco está o aluno do curso de teatro da UFPel, Leonardo Dias. Os figurinos são de Marcelo Silva, de Artes Visuais.

A coordenação do trabalho é do Prof. Adriano Moraes.   O Núcleo de Teatro da UFPel inaugura com essa iniciativa uma série de processos que terão os espectadores como participantes ativos não apenas na apresentação, mas na confecção de diversos espetáculos. Trata-se de uma modalidade que o Núcleo fará durante todo o ano, a exemplo das stanislavskianas de 2007. O grupo de estudantes universitários pretende retomar espetáculos apresentados em 2007 e montar outros. Cada espetáculo deverá ser resultado de pesquisas em teatro e que deverá contribuir para a formação de platéia em Pelotas e região. Além dos espetáculos montados por essa via, haverá inúmeras apresentações de trechos de peças, leituras dramáticas, exercícios públicos, realização de oficinas, mini-cursos, etc.   

No caso de “Variações sobre um mesmo Hamlet”, o objetivo de mostrar um espetáculo mesmo antes de terminá-lo é o de estabelecer com os espectadores uma relação mais crítica, na qual o espectador não é apenas convidado para a etapa final, mas se faz presente em todas as etapas de criação dos atores, técnicos e diretores. Nessa montagem, Hamlet, príncipe da Dinamarca, uma das mais intrigantes personagens de Shakespeare é encarada a partir da experiência pessoal do ator que a compõe, e que ao compor a própria personagem, se constitui enquanto ator, isto é, enquanto sujeito da ação. Para enfatizar a relação ator versus personagem, há um diálogo com um dos duplos do Hamlet shakespeareano da pós-modernidade: o “Hamlet-machine”, do dramaturgo alemão Heiner Muller.   

Os espectadores presentes neste sábado irão ler no programa e presenciar cenas que, na concepção dessa pesquisa revela que “tornar-se ator é um processo de desnudamento. Revelar, a partir da utilização do próprio corpo, uma série de máscaras – inclusive aquelas que vestem e traduzem-se em personagens – é um ato que solicita um comprometimento que ultrapassa a própria intelectualidade. É por meio do corpo que o ator se comunica com a platéia, é também por meio do corpo do ator que o espectador surpreende-se em pleno prazer estético. O objeto do teatro, o mais simples e também o mais complexo, portanto, é o próprio corpo do ator”.   

Os interessados em participar dessa etapa do trabalho devem entrar em contato com a coordenação do Núcleo de Teatro pelo telefone 8404-1116 ou pelo e-mail: ufpel.teatro@gmail.com . O número de participantes é limitado a 20 espectadores por sessão. Entrada franca.    

Seção: Notícias