Núcleo de Teatro da UFPel apresenta work in process nesta sexta-feira

27 de Fevereiro de 2008

teatro.JPG Nesta sexta-feira(29), às 22h30min, no Núcleo de Teatro Universitário (Andrade Neves, esquina com Lobo da Costa) será apresentada a primeira sessão de “Variações sobre um mesmo Hamlet”, espetáculo em processo de montagem. O trabalho é realizado a partir de uma relação do texto “Hamlet” de Shakespeare com o texto “Hamlet-máquina” de Heiner Muller. No elenco está o aluno do curso de teatro da UFPel, Leonardo Dias. Os figurinos são de Marcelo Silva, de Artes Visuais. A coordenação do trabalho é do professor Adriano Moraes.

Esse trabalho marca o início da temporada de apresentações artísticas do Núcleo de Teatro da UFPel para 2008. Trata-se de uma modalidade que o Núcleo de Teatro fará durante todo o ano, a exemplo das stanislavskianas de 2007. Além de retomar espetáculos apresentados no ano passado e montar outros, o grupo que pesquisa teatro na Universidade pretende contribuir para a formação de platéia em Pelotas e região com apresentações de trechos de peças, leituras dramáticas, exercícios públicos, realização de oficinas, mini-cursos, etc.

No caso de “Variações sobre um mesmo Hamlet”, o objetivo de mostrar um espetáculo mesmo antes de terminá-lo é o de estabelecer com os espectadores uma relação mais crítica, na qual o espectador não é apenas convidado para a etapa final, mas se faz presente em todas as etapas de criação dos atores, técnicos e diretores. Nessa montagem, Hamlet, príncipe da Dinamarca, uma das mais intrigantes personagens de Shakespeare é encarada a partir da experiência pessoal do ator que a compõe, e que ao compor a própria personagem, se constitui enquanto ator, isto é, enquanto sujeito da ação. Para enfatizar a relação ator versus personagem, há um diálogo com um dos duplos do Hamlet shakespeareano da pós-modernidade: o “Hamlet-machine”, do dramaturgo alemão Heiner Muller.

Os interessados em participar dessa etapa do trabalho devem entrar em contato com a coordenação do Núcleo de Teatro pelo telefone 8404-1116 ou pelo e-mail: ufpel.teatro@gmail.com . O número de participantes é limitado a 20 espectadores por sessão. A entrada é franca.