Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Fórum de Pró-Reitores de Extensão tem prosseguimento até sexta-feira

27 de Fevereiro de 2008

Foi aberto nesta quarta-feira(27), na UFPel, a reunião do Fórum de Pró-Reitores de Extensão da Regional Sul (Forproext). O encontro que discute temas referentes à área de extensão universitária da região e do país e servirá como preparação ao encontro da Comissão Nacional, reúne representantes de 18 universidades públicas, estaduais e federais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

            A abertura do evento contou com representantes das escolas da rede pública municipal e de integrantes do movimento negro, que vieram se inteirar sobre o curso para formação de professores em atendimento à Lei nº 10.639, que determina a obrigatoriedade da inclusão, no currículo oficial da rede de ensino, de disciplina sobre a história e cultura afro-brasileira.

            Na oportunidade, o diretor do Departamento de Arte e Cultura da UFPel, Henrique Pires, fez uma explanação sobre o programa Buscando as Origens, concebido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel e que objetiva estudar a participação das diversas etnias na formação social e política da região. Além da influência negra, busca-se também levantar a influência dos japoneses e árabes.

            A ministração do curso de formação continuada sobre a história e cultura afro será realizada através de parceria entre a UFPel, a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Fundação Palmares, cujo presidente, Zulu Araújo, não pôde de se fazer presente no encontro, como estava previsto, devido a compromissos assumidos junto ao Governo Federal. Entre as disciplinas previstas estão: História da África, História dos afro-descendentes no Brasil: movimento social e educação, Cultura africana e afro-brasileira: ressignificando conceitos, Aspectos psico-sociais na vida dos afro-descendentes, Aspectos educacionais na vida dos afro-descendentes, A arte africana e dos afro-descendentes, A lei 10639/03 em prática: perspectivas metodológicas.

Seção: Notícias