Identificação biométrica das impressões digitais dos usuários constitui base de dados para sistema do RE

15 de Fevereiro de 2008

Leitura biométrica

O Restaurante-Escola (RE) da UFPel está implantando cadastro informatizado, realizado a partir da leitura biométrica das impressões digitais dos usuários. O procedimento, que é uma iniciativa do Centro de Informática (CI) e faz parte das ações da administração Cesar Borges na área de tecnologia da informação, está sendo realizado desde o dia 11, no RE Campus e RE Centro, e será mantido até a realização do cadastro de todos os usuários.

Da mesma forma, os novos estudantes da Universidade, aprovados no último vestibular, ao realizarem sua matrícula, já tem a sua identificação digital coletada e passam a integrar a nova base de dados. “Num primeiro momento, a aplicação do sistema será no RE, mas abre-se um leque de possibilidades de uso, como exemplo o acesso às bibliotecas”, observa o diretor do CI/UFPel, João Ladislau Lopes, que destaca a facilidade, funcionalidade e segurança do sistema.

Segundo a gerente do RE, nutricionista Moema Zambiazi, além da maior rapidez no atendimento, o cadastro das digitais facilitará o controle dos alunos bolsistas, cujo acesso ao restaurante é franqueado, permitindo uma avaliação diária do número de usuários. Para os alunos, docentes e técnico-administrativos da UFPel  será solicitada sua identificação na instituição:  número de matrícula (alunos) ou Siape (servidores).