Centro de Pesquisas Amílcar Gigante é referência em Saúde

6 de Fevereiro de 2008

fachada-centro-amilcar1.jpg Situado nas antigas instalações da Casa de Saúde Santa Teresa, o Centro de Pesquisas em Saúde Professor Amílcar Gigante, da UFPel, inaugurado em 2007, terceiro ano da segunda gestão de Cesar Borges na Universidade, registra hoje intensa movimentação acadêmica e de atendimento à população. Na unidade, estão situados o Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Faculdade de Medicina da UFPel e, através de convênio firmado em setembro de 2007, as novas instalações do Serviço de Hemodiálise da Santa Casa de Pelotas.

Montado em ampla e moderna estrutura, em uma das alas do “Amílcar Gigante”, o Serviço de Hemodiálise recebe em média 125 pacientes por mês, totalizando cerca de 1,5 mil sessões de hemodiálise a cada período. Todos os atendimentos são feitos através do Sistema Único de Saúde (SUS). O setor reúne 23 máquinas de hemodiálise, uma moderna unidade de tratamento de água usada no processo e funcionários capacitados para o serviço. A capacidade de atendimento é de 138 pacientes, o que dá uma média de ocupação entre 85 e 90%.

A outra unidade sediada no “Amílcar Gigante”, o Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Faculdade de Medicina da UFPel, foi destacada pelo jornal “Folha de São Paulo”, em seu Guia da Pós-Graduação, edição do dia 27 de janeiro, na página 25 do caderno especial sobre a última avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) do MEC. O Guia assinala o Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia, nos níveis de mestrado e doutorado, que obteve a nota 7, conceito máximo, com desempenho equivalente aos mais importantes centros mundiais de pesquisa, na última Avaliação Trienal, área de Saúde Coletiva, realizada pela Capes em 2007. São 31 programas no Brasil e seis no Rio Grande do sul nesta área. O da UFPel foi o único a obter a nota 7.

O Centro de Epidemiologia foi criado em 1982, por ocasião do primeiro acompanhamento de todos os nascidos em Pelotas naquele ano. O mestrado acadêmico surgiu em 1991, vindo a ganhar o conceito A da Capes quatro anos mais tarde. Em 1997 foi criado o doutorado em Epidemiologia. O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia recebeu nota 6 da Capes em 2003.

Exclusivo para alunos latinos, em 2005 foi criado o mestrado acadêmico financiado pela Fundação Wellcome. Em 2007, é aprovado o mestrado profissionalizante em Saúde Pública Baseada em Evidências, financiado pelo Ministério da Saúde, com começo previsto para março de 2008. Desde sua criação, o programa de pós-graduação já formou por volta de uma centena de mestres e três dezenas de doutores, que realizaram pesquisas nas áreas de Epidemiologia do Ciclo Vital, Epidemiologia dos Serviços de Saúde, Saúde e Nutrição da Criança e do Adolescente, Saúde Nutrição do Adulto e Saúde Ocupacional e Ambiental.

Reconhecimento

Entre os trabalhos com maior destaque social e científico realizados no Programa estão os Estudos de Coorte, efetuados em 1982, 1993 e 2004, pesquisas que acompanharam o crescimento e situação de saúde dos nascidos em Pelotas nestes anos. Inúmeros projetos de pesquisa e estudos de avaliação para órgãos governamentais e outras instituições renderam ao Programa da UFPel reconhecimentos nacionais e internacionais, como de “Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde em Nutrição Materno-Infantil”, de “Centro Nacional de Referência em Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde” e “ Centro de Excelência Latino-Americano do Wellcome Trust”. O Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel mantém projetos de pesquisa, tem alunos e presta consultorias em praticamente todos os continentes.