O Laboratório de Estudos em Análise de Discurso (LEAD), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas, dará prosseguimento ao Ciclo de Palestras do LEAD — edição 2013. O evento se realizará no dia 23 de maio, às 18h30min, na sala 309G do Campus II da UCPel (rua Almirante Barroso, 1202, antigo Colégio Diocesano).
O palestrante será o Prof. Dr. Alessandro Zir (UCPel-PPGL) que desenvolverá o tema O Enunciado Foucaultiano: Opacidade Irredutível dos Discursos à Determinação Conceitual.
Resumo da palestra:
A importância da negatividade, do trabalho do negativo, como forma de determinação conceitual na dialética hegeliana é bem conhecida, e referida por autores como Deleuze, em seu livro sobre Nietzsche. Deleuze sublinha, por outro lado, como essa noção de negatividade (dialética) é incompatível com a perspectiva nietzschiana de jogo de forças e afirmação da diferença. Há aqui uma verdadeira distensão(mais do que uma distinção) — uma fissura que permite pensar aquilo que liga e inevitavelmente separa perspectivas filosóficas racionalistas e perspectivas filosóficas mais desconstrutivas sobre a linguagem. Ao longo dessa fissura, se dispõe o problema do “infinitismo metafísico”, tal como caracterizado por Derrida na Gramatologia. Nela se constitui também o próprio espaço de dispersão dos chamados enunciados foucaultianos, foco de estudo da sua arqueologia. É dos enunciados foucaultianos que essa discussão vai tratar, mas a partir de uma crítica à noção dialética de negatividade, cara à tradição filosófica racionalista. Essa abordagem nos permite igualmente compreender o uso que fazem Foucault e outros autores pós-estruturalistas de outras noções oriundas ainda da linguística, como pletora de significado e significante flutuante. Exemplos tirados do Pequod de Vitor Ramil ilustram nossa argumentação.