Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Peça Fragmentos de um discurso calibanesco é apresentada em abrigo para meninos

9 de Março de 2013

Neste sábado (9), às 17h, no Abrigo Institucional Meninos II (Casa dos Meninos II), em Pelotas, ocorre nova apresentação da peça Fragmentos de um discurso calibanesco. A peça é interpretada por Ândrea Guerreiro, com direção de Dagma Colomby, ambas acadêmicas de Teatro - Licenciatura da UFPel. Elas são membros do Grupo de Estudos Multidisciplinares “Fala & Compartilha Shakespeare” (UFPel) e bolsistas de iniciação científica do projeto de pesquisa “Literaturas de Língua Inglesa e Intertextualidade: Shakespeare e Outros”, vinculado ao Grupo de Pesquisa UFPel/CNPq “Literatura comparada: interdisciplinaridade e intertextualidade”.

Baseada na peça A tempestade, de William Shakespeare, a versão final do texto é das próprias alunas Ândrea Guerreiro e Dagma Colomby, a partir da tradução publicada da professora Beatriz Viégas-Faria (UFPel), do estudo do texto original e de oficinas teatrais que têm ocorrido desde maio de 2011, sob a orientação do professor José Carlos Marques Volcato (UFPel).

Mais do que um monólogo, Fragmentos de um discurso calibanesco é um tour de force, com cerca de uma hora de duração.

Esta será a terceira apresentação do espetáculo, após estreia no PAR Princesa do Sul e uma segunda apresentação no 1º Festival de Verão da Diversidade da UFPel. A apresentação no Abrigo Institucional Meninos II é apenas para o público interno do abrigo e conta com o apoio do Rotary Club de Pelotas Princesa do Sul.

Contatos e convites para apresentações podem ser feitos através do email fala.e.compartilha.shakespeare@gmail.com.

Sobre o Abrigo Institucional Meninos II
Mantido pela Prefeitura Municipal de Pelotas, o abrigo oferece acolhimento provisório em espaço físico semelhante a uma residência para meninos entre 12 e 15 anos incompletos que estão sob medida de proteção e em situação de risco social e cujas famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção. São realizados serviços na área pedagógica, assistência social e psicológica, além de atividades extra classe. A responsável é Tais Furtado Mendes.

Seção: Notícias