Em solenidade realizada na Biblioteca Mário Osório Magalhães (Lyceu Sul-Riograndense), foi lançado, no final da tarde desta quinta-feira(20), o livro Assistência Estudantil na UFPel, que relata o trabalho desenvolvido pela Instituição nesta área em seus 43 anos de existência.
A obra tem como autores a atual pró- reitora de Assuntos Estudantis, Carmen de Fátima de Mattos do Nascimento, e José Leonel da Luz Antunez, professor do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG), hoje ligado ao IFSul, e que foi coordenador de Assuntos Estudantis e Comunitários da UFPel.
O ato foi prestigiado pelo reitor em exercício, professor Manoel Luiz Brenner de Moraes, e contou com a presença de inúmeros convidados, entre os quais o ex-pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Paulo Silveira Júnior.
Segundo os autores, antes mesmo da criação da UFPel, como universidade propriamente dita, os serviços de assistência já se faziam presentes em unidades como as Faculdades de Odontologia, de Direito e de Agronomia e no então Colégio Agrícola Visconde Graça.
O livro cita a relação entre a Assistência e o Movimento Estudantil, desde o início do século passado, com suas lutas para atender os estudantes com dificuldades socioeconômicas. O trabalho é baseado em documentos oficiais e depoimentos de ex- alunos que vivenciaram a Assistência na UFPel, muitos dos quais são hoje servidores da própria Universidade. O livro tem 125 páginas e é dividido em capítulos que destacam os restaurantes universitários, a moradia estudantil, o transporte e o atendimento biopsicossocial.
“A UFPel, tradicionalmente, sempre esteve atenta às questões nacionais, regionais e locais relacionadas à Assistência Estudantil. Assim, ininterruptamente consolidou uma história respeitável na área e não poderia deixar de registrar importantes ações voltadas a uma grande parcela de estudantes que pela Instituição passaram”, observa Carmen Nascimento.
Para Leonel Antunez ,“retomar a história da Assistência Estudantil na UFPel é cumprir compromissos e prestar contas à comunidade, mas, é antes de tudo, uma questão de justiça com todos aqueles que somaram esforços para minimizar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes durante o percurso acadêmico”.