O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Geografia (GEPEG) e o Laboratório de Cartografia e Estudos Ambientais (LACEA) obtiveram a aprovação do projeto A Representação Mental do Conhecimento Geográfico por Cegos Congênitos e Adquiridos: Um Estudo Ancorado no Pensamento de Vigotski, na chamada MCTI/ANPq/MEC/CAPES nº 18/2012 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas.
Embasado no referencial vigotskiano, o projeto investigará a representação mental do conhecimento geográfico em cegos congênitos e adquiridos, buscando identificar os recursos que utilizam e compreender as relações e conexões que estabelecem no processo de construção do conhecimento. São esperados avanços significativos no conhecimento sobre como os deficientes visuais cegos, que não possuem nenhum grau de visão, processam informações e se utilizam de outros sentidos quando estimulados a explicar objetos e fenômenos geográficos acerca dos quais possuam noções. O impacto dessa pesquisa terá repercussão nas metodologias de ensino utilizadas junto aos cegos, principalmente na escola regular, possibilitando a professores a utilização de recursos e estratégias didáticas efetivamente identificados com a condição de seus alunos.