UFPel inaugura Cedoc do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação

8 de Dezembro de 2012

img_5657.jpg Foram inauguradas no fim da tarde desta sexta-feira(7), no segundo andar do anexo do prédio do Lyceu Rio-grandense, as instalações do Centro de Documentação(Cedoc) do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE) da UFPel. O ato contou com as presenças do reitor Cesar Borges, do vice-reitor, Manoel Moraes, da diretora da Faculdade de Educação, Lucia Maria Peres, e de professores, servidores e alunos da Universidade.

Na cerimônia, o reitor da UFPel ressaltou o fato do Centro estar sendo instalado em uma área histórica. “É um prédio sagrado”, afirmou, referindo-se ao centenário edifício que abrigou a Escola Eliseu Maciel, que deu origem à Faculdade de Agronomia de mesmo nome, unidade mais antiga da Universidade. Borges sublinhou ainda que, devido à importância do trabalho que passa a ser realizado no local, a instalação ali é provisória.

O pioneirismo das atividades do Grupo foi destacado pela diretora da Faculdade de Educação. Para o coordenador do Centro de Documentação, Eduardo Arriada, o escopo do órgão não é só da preservação da memória da História da Educação, mas também o da Cultura, do debate e da pesquisa. Ele referiu-se ainda aos acervos disponíveis no Cedoc. O fato de o órgão ser o maior centro de documentação história na área de Educação do Rio Grande do Sul foi exaltado por um dos coordenadores do Grupo, Elomar Tambara. “E em cinco anos deveremos ser o maior centro do Brasil nesta área”, projetou.

CEIHE

O Centro de Estudos e Investigações em História da Educação tem como objetivos a promoção e o desenvolvimento da pesquisa educacional de caráter histórico; o resgate e a valorização da história da educação regional; o fomento das investigações sobre instituições e experiências educativas de diferentes épocas; a preservação e a constituição de acervos documentais para pesquisa historiográfica; o desenvolvimento de estudos comparados e o fomento da produção e da publicação no campo da História da Educação.

O grupo de pesquisa é liderado pelos professores Elomar Tambara, Eduardo Arriada, Giana Lange do Amaral e Patrícia Weiduschadt.

O Centro recebeu no primeiro semestre de 2012 um novo acervo , em regime de comodato. Trata-se de uma série de documentos que se referem diretamente à história de Pelotas. Dentre outros, se destacam o Álbum da Cidade de Pelotas de 1922; O álbum de Monte Domecq de 1916 e a primeira edição da “Cidade de Pelotas”, de Fernando Osório, de 1922.