Auditório da Reitoria recebe o nome de Elio Paulo Zonta

8 de Dezembro de 2012

img_5670.jpg Em cerimônia com forte contorno emocional, o auditório do Gabinete da Reitoria da UFPel, localizado no quarto andar do Campus Porto, recebeu o nome do ex-pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento e também de Administração Elio Paulo Zonta, falecido em 27 de fevereiro deste ano.  A presença da família de Zonta foi a marca do ato, realizado no começo da noite desta sexta-feira(7).

O reitor Cesar Borges foi o único a se manifestar no evento, que teve a presença do vice-reitor Manoel Moraes, de assessores da Reitoria, pró-reitores, diretores de unidades, professores, servidores e acadêmicos.

Em sua manifestação, Borges, após saudar os familiares do ex-pró-reitor, frisou que aquele era seu último ato formal no cargo de reitor. Ele entra em férias e retorna apenas para a cerimônia de posse da nova gestão, em janeiro.

O perfil de Zonta foi exaltado pelo reitor da UFPel. “Era uma pessoa excepcional. Foi dos mais leais assessores que tive em minha vida”, disse. Para Borges, tudo o que foi realizado pela Administração Central da Universidade nos últimos anos passou pelo professor Elio Paulo Zonta. “Transformamos um frigorífico abandonado em uma universidade, adquirimos equipamentos, tudo foi trabalho do Zonta”, observou o reitor, sem esconder a emoção.

Ao final, a família do ex-pró-reitor descerrou a placa que dá nome ao auditório e, ao lado dela, uma foto de Zonta. Na placa está escrito “O reconhecimento e a gratidão dos professores, servidores técnico-administrativos e alunos ao incansável pró-reitor responsável pela expansão e desenvolvimento da UFPel.”

Zonta

elio-zonta-administrativothumbnail.jpg O professor Elio Paulo Zonta deixou a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PRPD), em outubro de 2011, à qual esteve vinculado desde o ano de 1997, para ocupar a Pró-Reitoria Administrativa. Formado em Agronomia e com mestrado em Estatística e Experimentação Agronômica pela Esalq, ele sempre foi afeito aos números, gráficos e planilhas de custeio.

Ao ingressar na UFPel, em agosto de 1976, Zonta atuou na docência junto ao Departamento de Matemática e Estatística do Instituto de Física e Matemática, de cujo Departamento exerceu a chefia no período de 1989/93. De 1993 a 1997, ocupou a direção do Instituto de Física e Matemática. No início da gestão da reitora Inguelore de Souza, foi guindado à administração superior da Universidade.

Zonta conquistou, em junho de 2011, o direito à aposentadoria, mas seguiu como um dos homens de confiança da administração Cesar Borges. Morreu aos 58 anos, deixando esposa, dois filhos e três netos.