Na tarde desta sexta-feira (7), em solenidade no Radar Meteorológico da UFPel, o Centro de Pesquisas Meteorológicas recebeu o nome de Darci Pegoraro Casarin. A homenagem foi realizada tendo em vista o esforço e a dedicação de Casarin na aquisição do Radar Meteorológico.
O diretor da Faculdade de Meteorologia, professor Jonas da Costa Carvalho, deu início a solenidade falando que a mudança do nome do Centro vinha sendo requisitada por vários servidores e docentes e foi aprovada pelo Conselho Universitário da UFPel em outubro. “É oportuna esta homenagem no momento em que estamos trabalhando na atualização do Radar Meteorológico que passará a ser digital em alguns meses”, salientou Jonas.
O professor Yoshihiro Yamazaki, que conviveu durante anos com Darci Pegoraro Casarin, falou sobre toda a luta de Casarin para a aquisição e implantação do Radar. “Casarin foi o mentor e autor intelectual do projeto do Radar, foi uma grande batalha”, afirmou Yamazaki.
Em seu discurso, o reitor Cesar Borges contou um pouco sobre a personalidade forte de Casarin. “Ágil e com grande persistência, Casarin conseguiu muitas realizações para esta casa”, disse. Cesar Borges ainda destacou a qualidade do quadro técnico e o importante e necessário trabalho desenvolvido no Radar Meteorológico. Ao final, representantes de alunos e docentes descerraram a placa com o novo nome da unidade: Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas Darci Pegoraro Casarin.
Darci Pegoraro Casarin
Darci Casarin era engenheiro eletricista e havia se formado em Medicina pouco antes de sua morte em 2009, quando fazia residência em Oftalmologia em Brasília. Foi admitido na UFPel como auxiliar de ensino, em março de 1979. Foi coordenador do Centro de Pesquisas Meteorológicas, diretor da Faculdade de Meteorologia, no período 1989/1993, tendo sido um dos responsáveis pela obtenção de verba de R$ 4 milhões para aquisição do Radar Meteorológico da UFPel, do qual foi chefe e responsável pela contratação de cientistas russos, que serviram a Universidade durante vários anos.