Doutoranda da Epidemiologia defende tese sobre comportamento e saúde oral de crianças

6 de Dezembro de 2012

Defesa de tese

Título: Utilização de serviços odontológicos e comportamentos relacionados à saúde entre crianças pertencentes a uma Coorte de Nascimentos
Apresentador: Maria Beatriz Junqueira de Camargo
Orientador: Aluísio Barros
Banca: Roger Keller Celeste (UFRGS), Flávio Demarco e Tania Izabel Bighetti
Data: 11/12/2012
Hora: 9hs
Local: Auditório Kurt Kloetzel
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 1160.

Entre setembro de 2009 e janeiro de 2010, um estudo realizado com 1129 crianças de cinco anos de idade, pertencentes à Coorte de Nascimentos de 2004 de Pelotas, avaliou a utilização de serviços odontológicos por essas crianças e a relação de uma série de comportamentos de saúde das mães e de seus filhos com a cárie dentária das crianças.

De acordo com os resultados, 37% das crianças receberam atendimento odontológico pelo menos uma vez, sendo que 16% o fizeram por motivo de prevenção e 21% por motivo de dor ou de problemas dentários. Os resultados mostram ainda que menos da metade das mães (45%) receberam orientação sobre o que fazer para prevenir cárie nas crianças.

Embora mais da metade das crianças não apresentasse cárie (52%), um terço delas apresentou em média 11,8 faces de dentes cariados. De todos os dentes cariados, identificados no exame das crianças, 94,0% necessitavam de tratamento. Os dados revelam a existência de um grupo populacional que possui uma carga expressiva da doença e que necessita de assistência odontológica.

Nessa pesquisa, foram identificados cinco grupos de comportamentos, relacionados com consumo de açúcar, consumo de frutas/verduras, consumo de guloseimas, cuidados preventivos e higiene.

Crianças filhas de mães mais escolarizadas e com maior nível econômico apresentaram uma pontuação maior nos comportamentos saudáveis como consumir frutas/verduras e ter hábitos adequados de higiene bucal e cuidados preventivos (a criança já ter ido ao dentista por motivo de prevenção, a mãe ajudar a criança a escovar os dentes e ser usuária dos serviços odontológicos de forma regular). Por outro lado, apresentaram menor pontuação de comportamentos relacionados ao consumo de açúcar e de guloseimas.

Três destes grupos de comportamentos estiveram associados com a cárie dentária: consumo de açúcar, higiene e cuidados preventivos. A pesquisa conclui que, independente de possuírem mãe com menor ou maior escolaridade e de pertencerem a maior ou menor nível econômico, crianças que apresentavam maior escore de higiene e cuidados preventivos e menor consumo de açúcares apresentaram menor média de cárie.

Para se conseguir elevar as taxas de uso dos serviços, principalmente para motivos de prevenção, e diminuir as desigualdades existentes relação à prevalência de cárie, deve-se incrementar o nível de conhecimentos maternos sobre métodos de prevenção da cárie, além de oferecer serviços odontológicos públicos capacitados para o atendimento da população infantil.