Aluno do curso de Engenharia de Materiais deposita patente

6 de Dezembro de 2012

Recentemente, foi depositada na Agência Tecnológica da UFPel protótipo de reator de bancada para a síntese de biodiesel. Um dos autores principais do invento é o aluno de graduação Felipe Cunha. Segundo o seu supervisor nesse projeto, o professor da UFPel Claudio M.P. Pereira, docente do Centro de Ciências Químicas Farmacêuticas e de Alimentos, a ideia era construir um modelo escolar de fácil transporte, baixo custo, fácil operação e com vantagens em relação aos agitadores e reatores convencionais. Ressalta ainda o professor que o aluno demonstrou empenho e persistência, pois várias modelos foram projetados e experimentos foram colocados em execução, até chegarmos no objetivo desejado. Caso o invento seja comercializado, o modelo terá baixissimo custo, comparado a um eletrodoméstico utilitário, não passando os 150 dólares.

Em breve, o invento estará disponível em programas de busca de patentes do INPI. O nome do invento: Reator de Bancada para a Síntese de Biodiesel/ INPI BR 10 2012027964.