Professor da Universidade de Perugia na Itália palestra no PPGQ

5 de Dezembro de 2012

Ocorrerá nesta segunda-feira(10), às 9h, no Mini Auditório do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos, o seminário “Bio-Logic Reagents and Reactions: Organoselenium Compounds toward the Green Chemistry”, ministrado pelo professor Claudio Santi, da Universidade de Perugia, na Itália.

Santi é professor de Química (espectroscopia e métodos físicos de análise) no Departamento de Química e Tecnologia de Fármacos da Universidade de Perugia, Italia. Ele realizou seu doutorado na Universidade de Perugia, sob orientação do professor Marcello Tiecco, quando estudou a utilização de reagentes organosselênio na conversão de grupos funcionais em síntese orgânica. Em 1998 realizou pós-doutorado na Universidade de Basel, no grupo do Prof Thomas Wirth, desenvolvendo metodologias para síntese assimétrica via reagentes de selênio quirais. Possui quase 100 publicações, entre artigos científicos, reviews e capítulos de livro. Seus principais interesses de pesquisa incluem:
- Novas metodologias para a síntese de compostos heterocíclicos;
- Síntese estereosseletiva de tetraidrofuranos substituídos;
- Ciclofuncionalização de O-aliloximas, alkeniliminas e alkenil oxaziridinas;
- Novas reações catalíticas: reações de selenilação e desselenilação one pot;
- Síntese de 2,5-diidrofuranos e butenolidas.