Começa em Torres o 4º Encontro sobre Selênio e Telúrio Brasil - ESeTe-IV

4 de Dezembro de 2012

fotoesete-21.JPG fotoesete1.JPG Com a presença de cerca de 200 pessoas, entre estudantes e pesquisadores de diferentes partes do Brasil, começou nesta segunda-feira(3), no Guarita Park Hotel em Torres-RS, o 4º Encontro sobre Selênio e Telúrio Brasil - ESeTe-IV. Até quinta-feira, serão apresentados os últimos avanços no desenvolvimento e aplicação de compostos contendo selênio e telúrio. O evento está sendo organizado pelo Grupo de Pesquisa LASOL - Laboratório de Síntese Orgânica Limpa, do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos - CCQFA/UFPel. O ESeTe-IV é apoiado pela Capes (PAEP) e pela Fapergs (AOE).

Saiba mais

Desde o primeiro encontro, realizado em novembro de 2006, em Bento Gonçalves-RS, e que teve o professor Ernesto S. Lang à frente da Comissão Organizadora, a comunidade brasileira que trabalha com estes elementos continua organizada e, a cada dois anos, vem se reunindo para apresentar e discutir seus resultados mais recentes. Contando com a participação de estudantes de iniciação científica, pós-graduandos e professores provenientes de todas as partes do país, o segundo ESeTe ocorreu em 2008 em Campos do Jordão-SP, quando o professor Hélio Stefani foi o secretário geral e, em 2010, aconteceu a terceira edição do encontro em Florianópolis-SC, sob a coordenação do professor Antônio Luiz Braga. Em 2010, foi publicada uma edição especial do Journal of the Brazilian Chemical Society, importante periódico científico editado pela Sociedade Brasileira de Química em homenagem ao III-ESeTe. A edição contou com 19 artigos de autores brasileiros em diferentes áreas da química e bioquímica.

Com mais de 200 participantes, o evento deste ano prevê a apresentação de 117 trabalhos na forma de painéis, 14 apresentações orais “flash” de alunos de pós-graduação ou jovens doutores e 18 conferências, incluindo quatro plenárias (a programação completa e o livro de resumos podem ser acessados em www.ufpel.edu.br/ccqfa/esete4) De caráter multidisciplinar, o ESeTe-IV terá conferências nas áreas de química orgânica, inorgânica, físico-química, materiais, alimentos, bioquímica e farmácia. Tendo em vista que muitos grupos de pesquisa trabalham também com compostos de enxofre, trabalhos relacionados a compostos contendo este elemento também foram aceitos nesta edição.

Em mais uma clara demonstração da relevância desta área e da importante contribuição da comunidade científica brasileira para o tema, foi publicada uma edição especial da revista Tetrahedron, editada pela Elsevier, em comemoração ao IV-ESeTe (http://www.sciencedirect.com/science/journal/00404020/68/51). A edição especial contém 31 artigos originais, 13 dos quais de autoria de grupos brasileiros.

A Comissão Organizadora espera que o IV-ESeTe proporcione um ambiente agradável que facilite novas e proveitosas colaborações entre a comunidade dos pesquisadores que trabalham com a química, a bioquímica, ciência dos materiais e de alimentos envolvendo Selênio e Telúrio no Brasil e em outros países.