UFPel inaugura o Casarão 8

3 de Dezembro de 2012

381996_473423526032260_1479062997_n.jpg Em ato ocorrido nesta segunda-feira (3), o Casarão 8 foi reinaugurado após a restauração do corpo principal do prédio. O prédio fica no Centro Histórico de Pelotas, na praça Coronel Pedro Osório e sofria sérios problemas de degradação antes de ser adquirido pela UFPel, em 2006. Suas dependências servirão de sede para o Museu de Antropologia e Arqueologia da Universidade e para o Museu do Doce.

img_5003.jpgA cerimônia teve a presença do reitor Cesar Borges, do vice-reitor Manoel Moraes, do prefeito Fetter Júnior, da arquiteta do IPHAN, Ana Beltrami, do representante do Ministério da Educação, Antônio Simões, do diretor do Instituto de Ciências Humanas (ICH), Sidney Vieira, do presidente da Comissão de Implantação do Museu de Antropologia e Arqueologia, Pedro Sanches e da presidente da Comissão de Implantação do Museu do doce, Nóris Leal.

O primeiro a falar, Pedro Sanches enfatizou a importância do Casarão 8 pela riqueza arqueológica encontrada no local. Segundo Sanches, durante uma escavação realizada no prédio, foram encontrados mais de 5,5 mil artefatos, que retornarão ao Casarão para integrar o acervo do Museu de Antropologia e Arqueologia. “Considero que o Casarão 8 é o principal artefato do Museu”, finalizou. Nóris Leal, falou sobre como será o Museu do Doce que apresentará a tradição doceira de Pelotas que é considerada patrimônio imaterial brasileiro e contará com uma cozinha experimental que será utilizada para cursos de aperfeiçoamento.

Sidney Vieira falou sobre a honra e orgulho de receber um patrimônio histórico e cultural para o desenvolvimento das atividades do ICH. O prefeito Fetter Júnior citou outros patrimônios, como o Mercado Público, Grande Hotel, Trapiche e o Theatro Sete de Abril, que futuramente serão os atrativos da cidade, juntamente com o Casarão 8, para receber o turismo cultural.

img_5043-1.jpgAntônio Simões ressaltou a importância da restauração do prédio que servirá de ligação entre a Universidade e a comunidade pelotense. “Fico emocionado ao ver a história do Brasil sendo preservada e com um objetivo tão nobre” finalizou. O reitor Cesar Borges agradeceu a cada um que tornou possível a compra e a restauração do prédio e finalizou o ato descerrando a placa de inauguração do Casarão 8 juntamente com o mestre de obras, Irajaba Teixeira

Restauração

O Casarão, que precisou passar por um restauro emergencial em 2009 para conter o processo de degradação que a obra sofria, teve a aprovação do projeto de restauro definitivo pelo IPHAN, em 2010. Desde então toda a estrutura do prédio está sendo recuperada de forma a manter todas as características originais do prédio e adequar as instalações ao novo uso. O projeto de restauração é da arquiteta Simone Neutzling e está sendo executado pela empresa Marsou Engenharia com a responsabilidade técnica da arquiteta Simone Delanoy. A etapa final de restauração inclui pequenos acabamentos, sendo que no início de janeiro o prédio será entregue a comunidade.

Mais informações sobre o Casarão no blog http://casaraooito.wordpress.com/.