Palavra da PRPPG sobre a realização do 14º Enpos e do 21º CIC

3 de Dezembro de 2012

grupo.JPG “Com pleno êxito foram encerradas as edições 2012 do ENPOS e do CIC. Assistiu-se, em conjunto, o maior evento científico anual da UFPel, que se repete cada vez com mais qualidade, conforme manifestação tambémdos avaliadores externos.

Foram apresentados 616 trabalhos no XIV ENPOS e 1567 no 21° CIC. O sucesso alcançado mais uma vez se deve a comunidade acadêmica, que acredita em tais eventos e se qualifica permanentemente demonstrando a maturidade que a pesquisa, a iniciação científica e a pós-graduação vêm atingindo na UFPel.

Cumprimentos aos acadêmicos que receberam premiações, assim como seus professores orientadores. Que esse reconhecimento seja um estimulo para continuar na busca do conhecimentocom o compromisso maior de construir um mundo melhor.

Além das apresentações, foram realizadas palestras versando sobre temas de relevância tanto para a área de pesquisa como para a pós-graduação que abordaram desde simples aspectos relacionados com o “Curriculum Lattes” até questões de Ética em pesquisa. Foram momentos de reflexão compartilhados pela comunidade acadêmica envolvida direta e indiretamente nos eventos. Foram momentos para meditar sobre o que é, para que serve e a quem se destina a pesquisa feita na academia. Foi um momento em que o aluno pode avaliar que há outras responsabilidades na universidade além de assistir aula; que deve começar a pensar sobre a diferença entre informação e formação. Afinal somos formados ou informados em determinada profissão? A informação pela informação sem a análise crítica da relação com a realidade. Esses questionamentos e outros mais que começam a nascer quando se percebe que estamos em uma outra esfera, a universitária, distinta doensino médio. Esse é um dos mais importantes objetivos do CIC. Já o ENPOS representa uma exposição, uma prestação de contas sobre o trabalho de pesquisa que constitui parte da formação de pós-graduação. Onde se pode observar a relevância dos diversosProgramas da nossa Universidade, dos comprometimentos, das amplitudes dos estudos, das pesquisas.Onde se pode meditar sobre os procedimentos éticos relacionados à construção de um verdadeiro “curriculum vitae”.

Mas o sucesso desses eventos, sem dúvida, deveu-se também ao apoio prestado pelo corpo de servidores técnico-administrativo da PRPPG cuja competência se supera a cada ano. Este pequeno grupo de abnegados servidores não tem medido esforços para dar o melhor de si, assumindo de forma exemplar o compromisso com a comunidade acadêmica, com as agências financiadoras (CAPES, CNPq, FAPERGS), além de outras empresas públicas e privadas que aportam recursos tanto na forma de investimentos como de bolsas para a geração do conhecimento. Toda essa operação tem a presença de um grupo de docentes que também de forma magistral se dedicam, em diversas comissões, a avaliar os trabalhos, discutir a organização e conduzir o evento com a colaboração importantíssima de um conjunto de alunos de graduação e pós-graduação que se revezam no apoio operacional. Um trabalho de equipe constituído por vários grupos, verdadeiramente exemplar. Em todo esse processo cabe salientar a importância dos diretores dos departamentos de Pesquisa e Iniciação Científica e de Pós-Graduação que tem como uma de suas atribuições, coordenar cada evento.

Finalmente, a todos que se somaram na realização do XIV ENPOS e do 21° CIC a PRPPG agradece. As instituições são a soma da dedicação de cada um, e o crescimento da UFPel depende de todos”.