Escavações arqueológicas no Pontal da Barra

3 de Dezembro de 2012

imagem1.png A equipe do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas (Lepaarg-UFPel) vem realizando desde o dia 26 de novembro mais uma campanha de escavações arqueológicas no banhado do Pontal da Barra. A pesquisa é realizada no âmbito do Projeto Arqueologia e História Indígena do Pampa: Estudo das populações pré-coloniais na bacia hidrográfica da Laguna dos Patos e Lagoa Mirim, coordenado pelo professor Rafael Guedes Milheira e conta com apoio do Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), através de uma parceria com o Laboratório de Arqueologia Regional do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, sob coordenação do professor Paulo DeBlasis.

imagem2.png O trabalho de campo, além da equipe de alunos e profissionais do Lepaarq-UFPel integra também alunos da disciplina de Práticas de Campo II do curso de bacharelado em Antropologia e Arqueologia e alunos dos cursos de graduação em História, Conservação e Restauro e Geografia, assim como alunos do Programa de Pós-graduação em Antropologia da UFPel. Participam também alunos de graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Fundação Universidade do Rio Grande (Furg). Destaca-se nessa campanha de 2012 a parceria com o Laboratório de Radiocarbono da Universidade Federal Fluminense (LAC-UFF) e a grande contribuição da professora Ana Cláudia Rodrigues de Lima do Departamento de Solos da UFPel.

imagem3.png A pesquisa busca compreender o modo de vida das populações indígenas que habitaram o banhado do Pontal da Barra, onde foram identificados 18 cerritos. Os cerritos são sítios arqueológicos caracterizados como elevações de terra, restos de alimentação, sepultamentos humanos e fragmentos de vasilhas cerâmicas e instrumentos líticos, utilizados no quotidiano. A ocupação e a construção dos cerritos do Pontal da Barra remonta a, pelo menos, 1500 anos antes do presente, conforme as datações já realizadas com o método de Carbono 14, em amostras de ossos de peixes e ossos humanos.

Na campanha arqueológica desse ano estão sendo escavados e estudados cinco cerritos, cujo trabalho irá apontar a antiguidade dos montículos de terra, permitindo refinar o horizonte cronológico da história do Pontal da Barra e laguna dos Patos. Buscamos também compreender as assinaturas químicas do solo dos cerritos que apontam um grande potencial para o plantio, devido à composição orgânica do solo dos montículos. Porém, a grande quantidade de ossos humanos aponta também que, além do possível uso dos montículos para o plantio de botânicos, esses espaços teriam sido construídos também como áreas funerárias e também como áreas de moradia, o que é apontado, por sua vez, pela alta frequência de restos de alimentação e tecnologias de uso quotidiano. Em suma, um dos principais objetivos da pesquisa é entender a dinâmica multi-funcional dos cerritos, como um suporte material para o entendimento da história indígena regional.

Outro aspecto da pesquisa é entender os cerritos para que o conhecimento gerado sobre eles possa ser socializado através de ações educativas. No dia 29 de novembro, a equipe de pesquisa foi visitada por alunos de oitavas séries da Escola Municipal Don Francisco de Campos Barreto, os quais participam do projeto Ecoatletismo. As crianças puderam acompanhar as atividades arqueológicas, aprendendo sobre os cerritos e sobre a história indígena regional.

Fotos:
Visitação da Escola Municipal Don Francisco de Campos Barreto. Foto: acervo LEPAARQ
Alunos realizando a escavação do cerrito PSG-06 com. Foto: acervo LEPAARQ
Fragmento de borda de vasilha cerâmica com furo de suspensão. Foto: acervo LEPAARQ