UFPel inaugura o Casarão 8 nesta segunda (3). Inaugurações na Cotada foram suspensas

1 de Dezembro de 2012

A UFPel inaugura, nesta segunda-feira(3), às 10h, o Casarão 8 da praça Coronel Pedro Osório, na esquina da rua Barão de Butuí, que será sede dos Museus do Doce e de Antropologia e Arqueologia, ambos do Instituto de Ciências Humanas(ICH).

A inauguração do prédio que receberá as novas instalações do Centro de Educação a Distância (CEAD) e do Centro das Engenharias, cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Sanitária e Ambiental, na antiga fábrica Cotada, na praça do Porto, foi suspensa por motivos técnicos e nova data será divulgada nos próximos dias.

Casarão 8

coloristica-casarao-8.png O Casarão 8 faz parte do conjunto arquitetônico tombado em 1977 pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (IPHAN). Situado na Praça Coronel Pedro Osório esquina rua Barão de Butuí, em Pelotas, o Casarão foi projetado e construído pelo arquiteto italiano José Izella Merotti, em 1878, autor também da capela da Santa Casa de Pelotas. O prédio foi construído para servir de residência da família do Conselheiro Francisco Antunes Maciel (segundo Barão de Cacequi), filho do tenente-coronel Eliseu Antunes Maciel, casado com Francisca de Castro Moreira (filha do Barão de Butuí).

No período de 1950 a 1973, o Casarão serviu para a instalação do Quartel General da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada de Pelotas. No ano de 1973, recebeu a unidade da Superintendência para o Desenvolvimento da Região Sul (SUDESUL), extinta em 1990. Em 1976, a Secretaria Municipal de Obras e Viação passou a ocupar o prédio até 1978, quando a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente passou a funcionar no local. Mais tarde o Casarão foi ocupado pela Cooperativa Habitacional dos Servidores Públicos Municipais.

O prédio faz parte do Patrimônio Histórico, formando um conjunto arquitetônico em estilo Neoclássico juntamente com o Casarão 2 e 6. O IPHAN considera o Casarão 8 o segundo mais belo patrimônio do País. Ganha destaque na obra a riqueza de elementos arquitetônicos da fachada com ornatos em estuque, balaústres e estátuas em faiança.

Detalhes Arquitetônicos

Construção de esquina com alicerces e paredes de alvenaria, sendo revestido externamente com reboco liso e bunha. O prédio possui duas entradas, lateral e frontal, localizadas em pequenos jardins e um porão alto com sacadas e platibanda mista, coroada por frontões curvos, vasos e estátuas.

Uma clarabóia de ferro com vidro colorido sobre um hall de distribuição do bloco de esquina ilumina a circulação que serve de distribuição para diversos compartimentos.

No interior, possui forros trabalhados em estuque com relevos em gesso. As varandas são decoradas e protegidas por lambrequins confeccionados em madeira.

Todas as informações sobre o Casarão e os trabalhos de restauração e reformas estão no blog http://casaraooito.wordpress.com/.