O Programa Formação Docente e Políticas Educacionais para Quilombos: Continuidades e Perspectivas, realizado pela Faculdade de Educação, sob coordenação da professora Georgina Helena Lima Nunes, promove neste sábado, dia 24/11, das 9h às 16h30min, o II Encontro Regional de Educação Escolar Quilombola e o I Encontro da Infância e Juventude Quilombola. Os eventos contarão com representantes das comunidades quilombolas dos municípios de Pelotas, Canguçu, São Lourenço, Piratini, Turuçu, Morro Redondo, Pedras Altas, Cristal, São José do Norte, Rio Grande e Jaguarão, entre outros.
A exemplo do evento ocorrido no ano passado, que visava discutir as Diretrizes Curriculares para a Educação Escolar Quilombola, cuja homologação ocorreu no dia 21 de novembro de 2012 pela presidente Dilma Roussef, contará com a presença de uma média de 350 pessoas, entre elas quilombolas, professores e gestores dos municípios participantes.
O encontro deste ano, para além de já ter as diretrizes homologadas, garante discutir Políticas Públicas para as Comunidades Quilombolas, dentre as quais ação governamental e demandas regionais com a presença de Ronaldo Jorge de Oliveira, representando a SEPPIR. Além disso, contará com espaço específico para Infância e Juventude que discutirá o tema “Quilombos e Protagonismo Infanto-Juvenil: experiências e possibilidades”.
Este evento é o fechamento do programa e, ainda, simultaneamente estarão ocorrendo a IV Formação Docente, com a seguinte temática: “Práticas Pedagógicas e de Gestão da Educação Escolar Quilombola” e o II Fórum de Debates tendo como tema: Movimento Quilombola: Organização Social e Perspectivas Futuras.
O programa Formação Docente e Políticas Educacionais para Quilombos: Continuidades e Perspectivas além de contar com a coordenação da professora Georgina Nunes, é executado pela equipe de alunos bolsistas composta por André Gomes de Almeida (Licenciatura em História), Carmen Lúcia Ferreira de Souza (Pedagogia), Deise Teresinha Radmann Cunha (Pedagogia), Lauren Barbosa Antunes (Pedagogia) e Patrícia da Silva Ferreira (Pedagogia). Ainda tivemos durante a realização do programa a participação voluntária dos seguintes alunos: Andressa Mourão Duarte (Ciências Sociais), Camila de Paula (Geografia), Emerson Fernandes (Ciências Sociais), Eliane Rubim (Letras) e Sabrina de Souza Silva (Ciências Socias). Também ocorreu a participação do Coletivo de Artistas Negros, que desenvolveu oficinas de arte nas comunidades. Fazem parte do grupo Jonas Santos, José Darci Gonçalves, Paulo Corrêa e Valdir Ferreira.
Acesse mais informações no site quilombos.ufpel.edu.br.