Biblioteca do Campus Porto inaugura espaço sobre as culturas negra e indígena

22 de Novembro de 2012

img_2188.jpg  img_2164.jpg Foi inaugurado na quarta-feira (21) o espaço Judith Da Silva Bacci, na Biblioteca do Campus Porto da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O lugar é reservado para ressaltar as culturas africana e indígena, com obras que servem como material de apoio para as aulas, relacionadas à contribuição negra e indígena na construção do Brasil.

Judith da Silva Bacci, que deu origem ao nome do espaço, foi uma laboratorista em escultura que lutou pelo reconhecimento de seu trabalho, já que sofria preconceito por causa de sua cor. Judith trabalhou durante anos na UFPel e retratou algumas celebridades, como o ex-presidente dos Estados Unidos Jonh Kennedy. Na região, uma de suas obras mais conhecida é a escultura de Iemanjá, localizada no Balneário dos Prazeres. A homenageada nasceu em 1918 e faleceu em 1991. O espaço visa à valorização das etnias na Universidade. O evento de inauguração contou com a presença do filho de Judith, além de apresentações culturais africanas.