XXI Congresso de Iniciação Científica e IV Mostra Científica iniciaram nesta terça (20)

20 de Novembro de 2012

marcio-abertura-cic.JPG Tiveram início nesta terça-feira (20), na Universidade Federal de Pelotas o XXI Congresso de Iniciação Científica (XXI CIC) e a IV Mostra Científica (IV MC). Os eventos serão realizados até sexta-feira (23) no prédio da Reitoria, no campus Porto, situado na rua Gomes Carneiro, 1, antigo frigorífico Anglo.  O CIC é o maior evento organizado pela Universidade e também o maior evento científico da região, e neste ano mostra a toda a comunidade universitária as novas instalações do novo campus da UFPel.

Por meio de apresentação de trabalhos de pesquisadores de várias universidades, o Congresso visa incentivar a atividade de pesquisa na região. Na Mostra Científica, que ocorre paralelamente com o CIC, é realizada a exposição de pesquisas feitas por alunos e professores de Ensino Médio.

Esse ano, em caráter inovador, além da apresentação de trabalhos, o CIC contará com palestras de dez professores. As palestras têm número de vagas limitadas e são das mais diversas áreas, discutindo temáticas fundamentais na formação do jovem cientista, tais como ética em pesquisa, inovação tecnológica, etc.

De acordo com o diretor de Pesquisa e coordenador do CIC, professor Marcio Nunes Corrêa, o evento é organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e por um comitê constituído de professores da UFPel, além de outros professores que atuam na avaliação de pôsteres e sessões orais, contribuindo todos para a formação dos estudantes e demonstrando uma fundamental integração entre os setores que fazem ciência e tecnologia na instituição.

Este ano o CIC conta com 1.557 trabalhos inscritos. A programação completa está no site http://ufpel.edu.br/cic/2012/.