Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Evento de Geografia destaca integração regional. Na programação, palestras, instituição de prêmio e lançamento de livros

19 de Novembro de 2012

Iniciará na quarta-feira(21) e seguirá até sábado(24), o VIII Seminário de Estudos Urbanos, Regionais e Ensino de Geografia, realizado juntamente com o V Colóquio Internacional sobre as Cidades do Prata, organizado em conjunto pelo Laboratório de Estudos Urbanos, Regionais e Ensino de Geografia (LeurEnGeo/ICH) e o Centro de Documentación Histórica del Río de la Plata y Brasil, de Rivera, Urugaui. O tema para os eventos deste ano é a “Integração Regional”. As atividades de palestras ocorrerão à noite no Auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel e as demais atividades no Campus ICH Félix da Cunha, na rua Félix da Cunha, 520.

Os eventos contarão com uma série de palestras, trabalhos de campo e apresentações orais de trabalhos de pesquisa inscritos e aprovados. Entre os convidados se destaca o grupo de professores de Rivera, que, além da apresentação de palestras e comunicações, participa da organização dos congressos.

Também está prevista para o sábado(24), a assinatura de uma carta de intenções de cooperação entre a UFPel eo Centro de Documentación de Rivera. A carta constitui o início de um processo que se espera culmine com a assinatura efetiva de um convênio. De qualquer modo, o diretor do Centro e o diretor do ICH pretendem dar início a trabalhos em conjunto entre as duas instituições, como forma de efetivar a integração proposta.

Prêmio Mérito Acadêmico em Geografia

O Prêmio Professor Mário Rosa de Mérito Acadêmico em Geografia, Edição 2012, terá solenidade de entrega no sábado(24), às 20h. A cerimônia será realizada no Campus ICH Félix da Cunha, na rua Félix da Cunha, 520 (antigo Colégio Salis Goulart). A Homenagem Especial será concedida ao próprio professor Mário Rosa, que empresta o nome ao título acadêmico.

A premiação foi criada em 2012 pelo Laboratório de Estudos Urbanos, Regionais e Ensino de Geografia (LeurEnGeo) do Departamento de Geografia do Instituto de Ciências Humanas (ICH). Foi homologado pelo Conselho Departamental daquela unidade e representa uma homenagem de ordem acadêmica conferida anualmente a uma personalidade de destaque profissional na área geográfica. Este ano o prêmio será concedido apenas na modalidade Homenagem Especial, por se tratar do ano de sua criação, mas a partir de 2013 também premiará nas categorias Destaque Editorial (livro), Pós-Graduação (dissertações e teses) e Graduação (trabalhos de conclusão e artigos), conferindo honraria acadêmica aos melhores trabalhos inscritos em cada uma das categorias. O edital para o próximo ano estabelecerá os prazos e critérios específicos para a seleção. O regulamento do prêmio pode ser consultado no site do evento que culmina com a entrega do prêmio: www.ufpel.edu.br/ich/seur

A Homenagem Especial, Edição 2012, será concedida ao professor Mário Rosa que exerceu sua atividade docente no Instituto de Ciências Humanas, sendo um destacado professor na área de Geografia. Escreveu, em 1985, o livro Geografia de Pelotas, até hoje um marco nas publicações que contêm informações e dados sobre a cidade de Pelotas. A solenidade de entrega do prêmio ao professor Mário Rosa marcará o encerramento do VIII Seminário de Estudos Urbanos, Regionais e Ensino de Geografia, realizado juntamente com o V Colóquio Internacional sobre as Cidades do Prata.

Lançamento de Livros

A programação de encerramento prevê também o lançamento de livros recentemente publicados com patrocínio do LeurEnGeo/ICH.

Um dos livros é “Construindo cidades: o Plano Diretor como experiência de Planejamento Urbano”, organizado pelo professor Sidney Gonçalves Vieira. O primeiro dos estudos mostra uma experiência acadêmica, resultado do processo pedagógico de ensino e aprendizagem que discute a partir da prática a aplicação de conceitos. Leitura Técnica e Leitura Comunitária: Bases para a Elaboração do Plano Diretor Participativo. Jaguarão, RS, é uma discussão que brotou na sala de aula, na busca pelo entendimento da Geografia e sua aplicabilidade. Estudo conduzido por Sidney Gonçalves Vieira, professor de Geografia Urbana, que contou com o apoio de um dedicado grupo de estudiosos professores-alunos do Curso de Licenciatura em Geografia do Projeto Especial de Formação de Professores Leigos em Geografia, realizado na cidade de Jaguarão.

O segundo escrito presente no livro é um trabalho de muito fôlego. É fruto da experiência acadêmica de um mestrado e do trabalho profissional do arquiteto que participa do dia a dia de uma Secretaria de Urbanismo na Prefeitura Municipal de Pelotas. O Mapeamento Geotécnico por meio de Geoprocessamento como Instrumento de Auxílio ao Planejamento do Uso e Ocupação do Solo em Cidades Costeiras: Estudo de Caso para Pelotas, RS, de Sinval Cantarelli Xavier alia a experiência da técnica sustentada por uma importante base teórica e metodológica. O estudo constitui um competente instrumento de análise da realidade pautado nas mais modernas ferramentas do geoprocessamento.

O terceiro trabalho, Do Controle a um Projeto Autonomista: O Plano Diretor de Quaraí, RS, é resultado também de uma investigação acadêmica, dedicada, séria e merecedora do adjetivo de estudo avançado. Nele, a autora Rosiéle Melgarejo da Silva vai em busca de novos paradigmas ou, pelo menos, de uma crítica aos velhos postulados que orientam o planejamento urbano com uma roupagem nova. Procura desmistificar as práticas que se auto denominam novas apenas na forma e aponta para um modelo que verdadeiramente ultrapassa os paradigmas estabelecidos.

Por fim, o quarto trabalho também retoma a linha do resultado acadêmico e prático. Plano Diretor e Sustentabilidade Urbana: O III Plano Diretor de Pelotas, Lei 5502/2008, de Maria Rheingantz Abuchaim. Nele a autora demonstra a inquietação do profissional envolvido com a prática do planejamento que não abandona o pensamento crítico para refletir sobre o trabalho, o papel do profissional e a cidade que se constrói decorrente desta prática.

Além deste livro também ocorrerá o lançamento do Cadernos do IHGPel (Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas), Volume 3, que apresenta os Códigos de Posturas de 1829 e de 1834, constituindo importante fonte para pesquisa em Geografia e História de Pelotas. Também será lançada a Revista do IHGPel, número 7, que conta com uma série de artigos importantes para aqueles que buscam informação e conhecimento sobre variados aspectos da História e Geografia de Pelotas.

Os autores estarão autografando as obras lançadas.

Confira a programação completa do evento em www.ufpel.edu.br/ich/seur

Seção: Notícias