Um em cada seis indivíduos adultos de Pelotas é deprimido

14 de Novembro de 2012

A cada dois anos o mestrado do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas realiza uma pesquisa sobre a saúde da população residente na zona urbana do município. Neste ano, um dos temas é a depressão. Este estudo foi realizado pelo mestrando Tiago Neuenfeld Munhoz, sob a orientação da professora Alicia Matijasevich e com coorientação da professora Iná S. Santos. O estudo incluiu informações de 2.925 adultos que responderam a um questionário no seu domicílio.

Os resultados observam que 16% dos adultos da cidade de Pelotas apresentaram depressão. As mulheres foram quase 3 vezes mais acometidas pela doença, resultado já observado em muitos países. Além disso, as pessoas com a cor da pele branca, de menor nível socioeconômico, com menor escolaridade, as que eram desempregadas ou aposentadas e os indivíduos fumantes apresentaram as maiores frequências de depressão.

Os resultados deste estudo indicam a relevância da depressão como doença frequente na população adulta e fornecem evidências sobre fatores relacionados à depressão, alguns potencialmente modificáveis, o que poderá auxiliar no planejamento de políticas e serviços de saúde.