UFPel disponibilizará 40% de vagas para cotistas em 2013

14 de Novembro de 2012

A UFPel  destinará, já em 2013, 40% de suas vagas a alunos que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas. Os cotistas serão divididos em dois grupos: com renda per capita mensal inferior a um salário mínimo e meio e com renda per capita mensal superior a esse teto.

Nesta subdivisão está compreendida a questão racial, com um percentual destinado a negros, pardos e indígenas. O número será de acordo com o censo do IBGE e levará em conta os dados nacionais, aumentando a oportunidade de ingresso. A medida vale para todos os cursos oferecidos na graduação. Os números oficiais serão divulgados em edital que deverá ser lançado nas próximas semanas.

A nova política de ingresso na UFPel, que atende à nova legislação do governo federal, foi aprovada em reunião do Conselho Universitário (Consun), na manhã desta terça-feira(13). Na reunião, ficou aberta a possibilidade de a Universidade ampliar para 50% o número de oportunidades para cotas no ingresso em 2014.