Professor do ICH profere Conferência de Abertura do IV Seminário do Núcleo de Estudos Clássicos da UNB

14 de Novembro de 2012

O professor Fábio Vergara Cerqueira, do Instituto de Ciências Humanas(ICH), ministrará, no dia 19, às 9h, a conferência de abertura do IV Seminário do Núcleo de Estudos Clássicos da UNB, que se realizará entre os dias 19 e 21 de novembro.

Em sua conferência, intitulada “A representação dos instrumentos musicais na cerâmica ápula: registro de identidade étnica (430-270a.C.), o professor analisará a iconografia das pinturas de figuras vermelhas registradas sobre a cerâmica italiota, produzida na região conhecida na Antiguidade como Magna Grécia, entre o final do século V e início do século III, especificamente na região denominada Apúlia. O Sul da Itália, desde o século VIII, recebeu um intenso movimento migratório grego, que resultou na criação de cidades coloniais, as chamadas apoikiai. A compreensão deste período passa pelo estudo das relações interculturais entre populações locais e colonizadores gregos. Tratava-se de um contexto de negociações de identidades culturais, que pode ser compreendido por meio do conceito de hibridismo cultural (Hommi Bhabha) e de identidades múltiplas (Stuart Hall).

A representação iconográfica dos instrumentos musicais é prenhe de simbologias identitárias e étnicas, posto que as tradições musicais de ordem grega e local (além de influências cuilturais orientais estimuladas pelas trocas comerciais), representadas por meio dos diferentes instrumentos, carregam consigo códigos identitários distintos, revelando a complexidade cultural ápula, oscilando entre tradições autóctones, gregas e orientalizantes, além de manifestações originais criadas a partir deste ambiente multicultural. Vislumbram-se ambiguidades e hibridismos, seja nas representações de caráter simbólico ou mitológico, seja naquelas com remissão ao cotidiano.