UFPel instalará Núcleo de Extensão, Produtividade e Inovação

8 de Novembro de 2012

A UFPel receberá um dos 12 Núcleos de Extensão, Produtividade e Inovação que estão sendo implantados pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A unidade da UFPel será a única da Zona Sul do Estado e será coordenada pela Faculdade de Administração e Turismo(FAT), com a participação de outras unidades como o Centro de Engenharias e o Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos. Convênio neste sentido será assinado no dia 14, em Porto Alegre, pelo reitor Cesar Borges.

A implantação dos Núcleos faz parte das ações do Governo do Estado de inclusão social e produtiva e de apoio às micro, pequenas e médias empresas e, especificamente na UFPel, compõe a política da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura(Prec) de aproximação, cooperação e apoio ao setor produtivo.

Conforme o coordenador do Núcleo na Universidade, professor Alexandre Braga, da FAT, as atividades devem começar ainda em 2012, após os processos de seleção e de treinamento dos profissionais e bolsistas que atuarão no órgão. A implantação do Núcleo da UFPel contempla a contratação de seis extensionistas, profissionais da áreas de Ciências Contábeis, Administração, Economia e das Engenharias. Um dos focos principais da atuação destas pessoas será a Inovação, frisou o professor.

Para que o processo seletivo se concretize, será publicado no dia 18 de novembro, na página da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, http://wp.ufpel.edu.br/prec/, o edital com todas as informações sobre a seleção. Serão contratados ainda seis alunos bolsistas.

A atividade, de integração da Universidade com o setor produtivo, tem a participação da Fundação Simon Bolívar e da Agência de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, do Governo do Estado. Os recursos aplicados no programa são parte da verba recebida do Banco Mundial pelo Governo do RS.