Professora do Ifisp lança, na Feira do Livro, Controvérsias da questão social: liberalismo e positivismo na causa abolicionista no Brasil

8 de Novembro de 2012

A obra  da professora do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política(Ifisp) da UFPel Maria Thereza Rosa Ribeiro “Controvérsias da questão social: liberalismo e positivismo na causa abolicionista no Brasil”, será lançada na Tenda dos Autógrafos, da 40ª Feira do Livro de Pelotas, no dia 9 de novembro, sexta-feira, às 18h.  Sobre o Livro:

RIBEIRO, Maria Thereza Rosa. Controvérsias da questão social: liberalismo e positivismo na causa abolicionista no Brasil. Porto Alegre: Editora Zouk, 2012. 160p. ISBN 9788580490251 - 1. ed.

Sinopse: Este livro reconstitui e analisa as controvérsias entre o pensamento positivista ortodoxo e o liberalismo social no Brasil, desde a crise do Segundo Império até os primeiros anos da República. Apresenta a repercussão que tiveram na sociedade brasileira as representações do social produzidas e sistematizadas por Joaquim Nabuco e pelos positivistas ortodoxos - principalmente Miguel Lemos e Raimundo Teixeira Mendes -, como práticas construídas num espaço de lutas, no qual convergem o poder e o saber que se enraizam na sociedade.