Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

UFPel marca presença em campanha científica nacional de Meteorologia

7 de Novembro de 2012

Durante os meses de novembro e dezembro, a Faculdade de Meteorologia da UFPel estará participando da campanha científica denominada CHUVA (Cloud processes of tHe main precipitation systems in Brazil: A contribUtion to cloud resolVing modeling and to the GPM - GlobAl Precipitation Measurement).

Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o projeto Chuva consiste de sete campanhas em diferentes regiões do país (Alcântara, Fortaleza, Belém, São José dos Campos, Santa Maria, Brasília e Manaus), que permitirão definir as características dos principais regimes de precipitação do país e consequentemente melhorar a previsão imediata de tempestades.

Durante o Chuva também serão realizados cursos de treinamento sobre os temas do projeto e sobre a previsão de eventos extremos, ministrados por professores especialistas do Brasil, Estados Unidos, França e Argentina. Ao longo da campanha será realizado o SOS Chuva Sul, um sistema de acesso aberto na internet, com informações atualizadas sobre o monitoramento da chuva e sua intensidade, descargas elétricas, previsão imediata e imagens de satélites, além dos acumulados de chuva por municípios e bacias hidrográficas nos últimos dias (http://chuvaproject.cptec.inpe.br/portal/br/). Como nas campanhas anteriores, o sistema SOS será útil para as ações da Defesa Civil e para a população, pois permite saber, em tempo real, as condições de tempo e os riscos de eventos extremos. Um total de 45 pessoas, entre estudantes, meteorologistas e docentes da FMet, participará das atividades de campo e didáticas da campanha científica.

 

Seção: Notícias