ALM sedia seminário Vida e Obra de Hipólito José da Costa

6 de Novembro de 2012

Será realizado, nesta quinta-feira(8), a partir das 14h30min, no auditório Luiz Simões Lopes da Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim(ALM), o seminário Vida e Obra de Hipólito José da Costa, patrono da imprensa brasileira.

O seminário consta da apresentação do documentário em DVD, Vida e Obra de Hipólito José da Costa, seguido de painel intitulado O legado da obra de Hipólito José da Costa e de um período de debates.

A atividade consiste em um projeto cultural da Associação Riograndense de Imprensa, apoiada pelo Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio da UFPel, da CEEE, do Diário Popular e da Rádio Universidade. As ações são desenvolvidas através de seminários, workshops e produção de documentário.

Gaúcho, fundador e eleito patrono da Imprensa Brasileira, Hipólito José da Costa nasceu em 23 de março de 1774, na antiga Colônia do Sacramento, hoje território uruguaio, e faleceu na Inglaterra, no dia 11 de setembro de 1823, aos 40 anos de idade.

Era formado em Direito, tornando-se advogado em Coimbra, Portugal. Editou o primeiro jornal brasileiro em Londres – o Correio brasiliense-Armazém Literário – em 1º de junho de 1808, que circulou até 1822.