Central Analítica recebe espectrômetro da USP

5 de Novembro de 2012

A Central Analítica da UFPel recebeu da Universidade de São Paulo (USP), a título de doação, um espectrômetro de Ressonância Magnética Nuclear de 200 MHz, modelo AC-200 Bruker. Para colocá-lo em funcionamento na UFPel foi preciso contratar serviços de técnicos da Bruker do Brasil, num custo total de R$ 59.200,00.

O processo compreendeu duas etapas, sendo que os recursos para custeio da primeira (desmontagem em São Paulo, montagem em Pelotas e remagnetização do supercondutor), no valor de R$ 19.800,00, foram conseguidos por meio de verbas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, dos PPGs em Veterinária, Ciência e Tecnologia Agroindustrial e Física, além de recursos de projetos individuais de docentes da Química e da Biotecnologia.

Uma vez realizados os testes em Pelotas e verificada a viabilidade de funcionamento pleno do mesmo, serão necessários os restantes R$ 39.400,00 para a reinstalação do equipamento. Estes recursos também já estão disponíveis.

Conforme a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, tudo isso só foi possível graças à colaboração de Professores/Pesquisadores e de Programas de Pós-Graduação que entenderam a importância deste equipamento para o desenvolvimento da pesquisa na nossa universidade.

“A demonstração de solidariedade e de comprometimento com o crescimento da ciência em nossa instituição é digna de reconhecimento. Por isso estamos externando nossos sinceros agradecimentos aos Programas de Pós-Graduação em Agronomia, Biotecnologia, Física, Ciência e Tecnologia Agroindustrial, Ciência e Tecnologia de Sementes, Enfermagem, Fitossanidade, Odontologia, Parasitologia, Química, Veterinária e Zootecnia. Obrigado pela compreensão e desprendimento de todos”, afirmam.